Marcos Santana recebe Sintese e mantém bom diálogo com a categoria 

14/06/2023 - 17:34 Atualizado há 15 horas



O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, recebeu na manhã de ontem (13), a visita de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). O encontro teve como objetivo principal a discussão do piso salarial dos profissionais da educação, além de abordar outras questões relevantes ligadas à área.



A reunião, que foi marcada por um clima de diálogo e cooperação, foi considerada pelo prefeito como uma oportunidade para fortalecer os laços entre a administração municipal e os professores. O gestor ressaltou a importância desse tipo de encontro, destacando o papel fundamental dos educadores na formação dos cidadãos e no desenvolvimento da cidade.



No que diz respeito ao piso salarial, o prefeito lembrou que em 2017 a diferença entre a tabela do piso do magistério no município para o nacional era de 69%, por conta das perdas salariais impostas aos professores da rede por gestões anteriores. Marcos enfatizou que logo em sua primeira gestão assumiu o compromisso de recuperar as perdas salariais absurdas forçadas aos professores, que vem cumprindo isso ao longo dos anos, e que no mês de janeiro deste ano foi concedido o reajuste de 20%, restando apenas um pequeno percentual para igualar ao piso nacional. Segundo o gestor, isso deve ser feito até o início de 2024. 



Na oportunidade, também foi discutida a questão do concurso público para o magistério, inserção do camarão na merenda escolar, Programa Professor Conectado, e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O prefeito ouviu atentamente as reivindicações apresentadas pelo sindicato, se comprometeu a analisar as propostas de forma responsável e reforçou seu compromisso em trabalhar em conjunto com o Sindicato para buscar soluções que beneficiem tanto os docentes quanto os alunos do município.



"A educação é uma das lutas primordiais da nossa gestão e entendemos que a qualidade é essencial para o desenvolvimento do município. Por isso a importância do diálogo, para que as sugestões levantadas por todos cheguem a um denominador comum. Vamos avaliar as demandas apresentadas para que sigamos o melhor caminho, sempre levando em consideração as condições financeiras do município". 



A vice-presidente do Sintese, Ivônia Ferreira, destacou a importância da gestão estar aberta ao diálogo para ouvir as demandas da categoria. “A educação só avança quando a gente consegue sentar para conversar, para ouvir. Os professores vem até nós, e aqui apresentamos essas demandas à gestão e levamos a resposta para os professores. Temos tido um bom diálogo com o prefeito Marcos e esperamos que mais melhorias venham para a categoria”, declarou. 

 

Vice-presidente do Sintese, Ivônia Ferreira

 

Também participaram do encontro a secretária de educação, Deise Barroso, e a procuradora geral do município, Aline Magna Barroso. 

 

Fotos: Dani Santos