Janeiro Branco: Caps e UBS realizam ações de cuidado à saúde mental em São Cristóvão

08/01/2021 - 17:17 Atualizado há 5 horas



 

O primeiro mês do ano é simbolicamente um mês de renovação e transformações. É também neste mês que se inicia a campanha do Janeiro Branco, que representa um alerta com relação aos cuidados com a saúde mental e emocional da população. Em São Cristóvão, a campanha é realizada principalmente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que definem ações voltadas à população e aos usuários da rede. As atividades vão desde práticas de meditação, ginástica laboral, palestras e rodas de conversa sobre saúde mental e o bem estar de cada indivíduo.

 

 

Ação no Caps Valter Correia, no bairro Alto da Divinéia

 

 

"A Campanha Janeiro Branco tem objetivo de promoção e conscientização da saúde mental da população, sendo importante ressaltar que os cuidados em saúde mental devem ser realizados durante todo o ano. No entanto, o mês de Janeiro nos convida a pensarmos sobre nossas vidas, pensamentos, comportamentos, sentimentos, dentre outros, colocando assim o tema de saúde mental em máxima evidência”, explica Stefanie Silva Vieira, Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do município. “Estamos vivenciando uma pandemia, um tempo atípico nas diversas esferas da vida, e, este ano as equipes estarão fazendo um alerta mais específico, já que as diversas mudanças na rotina da população acenderam um alerta para outras doenças relacionadas com a saúde mental", reforça ela.

 

 

 

 

Todas as atividades estão sendo realizadas observando as medidas de segurança contra a covid-19, além de agregar orientações sobre como se prevenir do coronavírus. “Fizemos uma programação dentro dos protocolos sanitários que existem. Não dá para juntar muita gente nas atividades, então estamos fazendo um trabalho parcelado. Hoje fizemos uma palestra sobre o covid-19 e os cuidados com a doença, pois sabemos que temos um público mais delicado para cumprir os protocolos de segurança”, afirma Jaqueline Gomes, Assistente Social do Caps Valter Correia, no bairro Alto da Divinéia.

 

 

Jaqueline Gomes, Assistente Social do Caps Valter Correia

 

 

Ela explica que a equipe tem realizado também trabalhos domiciliares, apoio psicológico com os psicólogos(as), oficinas de autocuidado, com relaxamentos em grupo, sempre observando o devido distanciamento e uso dos EPI’s pelos profissionais. “Fazemos reuniões de família, reuniões com os usuários, com grupos de mulheres sobre beleza e autocuidado, e em todos os grupos trabalhados pedimos que os usuários tomem os cuidados necessários com a covid-19, pois é um público que se abraça muito, se gosta muito, então temos que fazer esse trabalho diariamente, além de fornecermos as máscaras e orientarmos quanto à higienização correta das mãos”, conclui Jaqueline Gomes.

 

 

 

 

 

Os Caps de São Cristóvão continuaram funcionando mesmo durante a pandemia, atendendo a população e realizando atendimento e atividades contínuas de promoção à saúde mental. “Me sinto muito bem aqui, as meninas são muito cuidadosas e ensinam a gente a se cuidar pois a gente quando adoece até esquece. Eu ficava muito chorosa, pensativa, com medo de sair de casa, mas aqui aprendi muita coisa. Estou bem melhor, esse lugar é importantíssimo, me sinto tratada com carinho, estou quase como uma pluma bem leve”, brinca a usuária Maria Angélica, 52 anos.

 

 

Maria Angélica, 52 anos, Caps Valter Correia

 

 

Confira a programação Janeiro Branco no Município:

 

 

CAPS VALTER CORREIA
AÇÃO JANEIRO BRANCO – 08/01 às 9h – Quem cuida da mente, cuida da vida. Atividades referentes aos cuidados em saúde mental da população
DIA DO CUIDADOR - 21/01 às 8h30 – Ginástica laboral e saúde mental dos profissionais

 

UBS SINVAL
AÇÃO JANEIRO BRANCO - 12/01 - Atividades referentes aos cuidados em saúde mental da população

 

CAPS JOÃO BEBE ÁGUA
AÇÃO JANEIRO BRANCO – 21 e 22 às 16h - Atividades referentes aos cuidados em saúde mental da população
Dia 20 na feira do Eduardo Gomes
Dia 21 na feira do Rosa Elze

 

UBS IRONIA
AÇÃO JANEIRO BRANCO - 11/01 às 8h30h - Atividades referentes aos cuidados em saúde mental da população

 

 

Fotos: Heitor Xavier