Imuniza São Cristóvão: campanha de vacinação contra poliomielite se estende até 30/09

13/09/2022 - 17:11 Atualizado há 6 horas



 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação se estenderá até o dia 30 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde de São Cristóvão. A prorrogação atende à determinação do Ministério da Saúde, tendo em vista os baixos índices de cobertura vacinal a nível nacional observados em crianças e jovens.

 

As UBS estarão recebendo a população para aplicação das doses no horário de funcionamento de cada unidade. Basta comparecer com a criança, documento de identidade e caderneta de vacinação (se tiver).

 

 

Quais os prazos para tomar a vacina contra poliomielite

 

As primeiras vacinas destinadas às crianças contra Poliomielite consistem em três doses aplicadas em forma de injeção (intramuscular). A 1ª dose é dada nos bebês com dois meses de vida, a 2ª dose é dada com quatro meses, e a 3ª dose é dada no sexto mês de vida.

 

Somente após as três doses intramusculares, a criança deverá tomar as doses de reforço (gotinha).  Durante a campanha, o ideal é que o primeiro reforço seja aplicado na criança de 1 ano até 4 anos 11 meses 29 dias de vida. O segundo reforço deve ser aplicado com 6 meses de intervalo, porém, esse intervalo pode ser de até 1 mês caso haja necessidade de vacinar a criança.

 

 

O reforço da vacinação contra a Polio são as gotinhas (1 ano até menores de 5 anos)

 

 

Ou seja, as mães, pais e responsáveis de todas as crianças que possuem 1 ano até menores de 5 anos devem verificar a necessidade de aplicação do reforço (gotinhas) da Pólio na criança. Na unidade de Saúde, os vacinadores verificarão a caderneta vacinal de cada criança para que haja a proteção necessária contra a doença a depender da necessidade de completar o esquema vacinal. 

 

 

 

 

O perigo de um retorno da poliomielite

 

A poliomielite é uma doença bastante contagiosa, que causa paralisia tanto nos membros superiores (braços) como nos membros inferiores (pernas). Sua erradicação no Brasil se deu através de uma certificação dada pela Organização Mundial da Saúde em 1994, mas desde 1989 não há registro de casos no país.

 

No  entanto, segundo o Ministério da Saúde, os índices nos municípios estão abaixo do esperado devido a diversos fatores que incluem a pandemia de covid-19 e as campanhas antivacinação que se utilizam das fake news para disseminar mentiras a respeito da eficácia da vacina.

 

A secretaria de saúde de São Cristóvão reforça que a vacina tem sido a única alternativa de prevenção da doença, que ela é gratuita pelo SUS e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

 

Além da vacina contra a Pólio, as UBS estão também aplicando as vacinas da campanha Multivacinação, voltadas a crianças e adolescentes menores de 15 anos (Multivacinação para atualização da Caderneta).

 

Carteira de vacinação da criança - documento importante para verificação do esquema vacinal

 

Fotos: Heitor Xavier