Idosos do CRAS São Cristóvão participam de visita ao Cristo Redentor

14/04/2023 - 16:13 Atualizado há 7 minutos



Nessa última quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por intermédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS São Cristóvão, promoveu a um grupo de idosos uma visita ao Cristo Redentor de São Cristóvão. A iniciativa serve para a valorização local como, também, uma forma de buscar o bem-estar dos idosos. 



A senhora Gilvandete Correia de 73 anos, participa das atividades do CRAS há muitos anos e conta que já se fez presente em inúmeras ações externas, mas é a primeira vez que está visitando o Cristo depois do ambiente passar pela obra de requalificação realizada pela atual gestão municipal. “Estou achando lindo, estou amando. E acho ainda melhor vir com o pessoal, eu moro sozinha, então participar disso é um divertimento.”

 


Gilvandete Correia, usuária do CRAS

 

 A gerente do CRAS São Cristóvão, Gilzanira Bastos, que ocupa o cargo por 5 anos, afirma que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado para pessoas idosas é feito com o intuito de tirar pessoas da terceira idade da ociosidade, de fazê-los se sentirem mais incluídos e de bem com a vida, com a saúde física e mental. “Eu acho importante eles conhecerem os espaços que estão passando ou que passaram por reforma para que criem o sentimento de pertencimento, de valorização. Aqui por exemplo, era um lugar que não podíamos usufruir, agora já podemos.” 

 


Gerente do CRAS São Cristóvão, Gilzanira Bastos

 

As atividades com os idosos acontecem todas as quintas na sede do CRAS, e uma vez ao mês realizam as ações externas. Segundo a educadora social, Maraiza Santana, nas atividades internas são trabalhadas ações educativas, roda de conversa sobre temas variados, oficinas práticas de costura e desenhos. As ações externas foram iniciadas com o desejo de diversificar o trabalho no CRAS, incluindo atividades mais recreativas, proporcionando mais diversão e lazer. “Essas atividades externas não acontecem somente aqui em São Cristóvão, vamos para outras cidades como aconteceu da última vez na Barra dos Coqueiros. A cada mês planejamos um lugar de visitação diferente.”, explica. 



Educadora social, Maraiza Santana

 

O fortalecimento de vínculos que defendem não é somente com a família, mas também com a comunidade em geral e, acima de tudo, que o idoso possa estar bem consigo mesmo. 

 

 

Fotos: Dani Santos, Yago de Andrade e Acervo CRAS