Equipes da Seminfra e da Caixa Econômica Federal se reúnem para discutir grandes investimentos na mobilidade urbana do município

18/01/2024 - 22:07 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta quinta-feira (18) representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) se reuniram com a equipe da Caixa Econômica Federal, visando alinhar pendências e apresentar o Programa de Infraestrutura de Transporte de da Mobilidade Urbana - Pró-Transporte, através do Sistema para enquadramento e seleção de propostas no Avançar Cidades - Mobilidade Urbana (SeleMob).  

 

O Programa Mobilidade Urbana com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para apoiar ações para a melhoria da circulação das pessoas com financiamento ao setor público de ações para a melhoria da circulação das pessoas nos ambientes urbanos voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo de caráter urbano, ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

 

Os recursos disponibilizados para o programa são de financiamento, oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme disposições constantes no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte.

 

 

 

 

O encontro teve como foco o alinhamento de estratégias para garantir o cumprimento de prazos cruciais, considerando contratos importantes para a comunidade. O principal destaque da reunião foi a discussão sobre as obras que serão integradas ao programa: a Rodovia de acesso ao Cristo Redentor e a pavimentação de 100 ruas. 

 

De acordo com Júlio Júnior, secretário de Infraestrutura, são obras que já eram planejadas pela gestão e que agora estão ganhando forma, estas que deverão proporcionar melhorias significativas na mobilidade urbana de São Cristóvão. 

 

 

Júlio Júnior, secretário da Infraestrutura 

 

 

“Tratou-se de uma reunião de alinhamento para traçarmos estratégias para o cumprimento de prazos importantes. Já temos contratos grandes, o maior deles é o da rodovia de acesso ao Cristo Redentor e também a captação de recursos para a pavimentação de mais 100 ruas. São obras que precisam de um volume grande de atividade e que precisamos traçar um fluxo de trabalho com prazos pré-estabelecidos e ficar monitorando para chegar ao objetivo que é fazer a licitação dentro do prazo previsto”. 

 

Suelen Reis, gerente da Caixa, explica o processo até chegar à licitação. “O município vai encaminhar alguns documentos, iremos agilizar o máximo nas análises e tentar contratar até março, para conseguirmos liberar para a licitação. Os próximos passos depois do alinhamento de hoje é finalizar o projeto, fazer a análise, o ministério precisa validar a proposta e, posteriormente, a contratação para no final a licitação”. A gerente reforça que o programa visa a melhoria na mobilidade dos municípios, no caso de São Cristóvão a maioria do recursos é para pavimentação e algumas obras de drenagem. 

 

 

Suelen Reis, gerente da Caixa 

 

O prefeito Marcos Santana reforçou na reunião a importância desse alinhamento, dos prazos que precisam ser cumpridos e, sobretudo, os benefícios que essas iniciativas trarão para a comunidade. “Esses trabalhos visam otimizar o deslocamento urbano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Agradeço a parceria com a Caixa que tem o compromisso em apoiar ações que promovam melhorias na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico das regiões, e é o que queremos para a nossa cidade”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana ao lado do secretário Júlio Júnior

 

 

Também estava presente na reunião o secretário, Eldro da França, e equipe da Secretaria Municipal da Fazenda, Orçamento e Planejamento (Semfop).




Fotos: Inácio Prado