Equipe da Seminfra apresenta projetos de requalificação de praças e revitalização de atracadouro 

07/02/2024 - 17:38 Atualizado há 8 horas



Durante reunião entre o prefeito Marcos Santana e o secretário Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Júlio Júnior, foram apresentados projetos que visam revitalizar o atracadouro do "Catamarã", no Centro Histórico e promover a requalificação de duas praças na cidade: a Praça da Alameda no Eduardo Gomes e a Praça Horácio Souza Lima, localizada no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão.

 

Apresentação do projeto

 

O Atracadouro do Catamarã, por exemplo, está prestes a ganhar uma nova dimensão para moradores e visitantes. Ao longo da reunião, foram detalhadas as propostas que visam não apenas revitalizar o local, mas reforçar o potencial turístico da cidade.  Além do Atracadouro, a pauta incluiu os projetos para a Praça da Alameda e a Praça Horácio Souza Lima. Ambas situadas em uma área universitária, por isso já  são espaços frequentados pela comunidade. 

 

Projeto do atracadouro

 

O secretário Júlio Júnior enfatizou o caráter participativo dos projetos, incorporando sugestões e solicitações da população, além de ter como praxe a presença das equipes em campo, permitindo que a gestão compreenda de maneira mais aprofundada as necessidades da comunidade. “É uma característica do nosso setor de planejamento elaborar projetos a partir de demandas que a população nos apresenta e das vivências da nossa equipe  na comunidade, inclusive temos muitos colaboradores sancristovenses que contribuem com mais propriedade na concepção dos projetos”, explicou. 

 

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

 

Além disso, o secretário ainda acrescentou que o município recebeu emendas parlamentares para contemplar tais obras. “São recursos oriundos dos deputados federais Yandra Moura e Fábio Reis, juntamente com o deputado estadual Paulo Júnior, direcionados para contemplar estes três equipamentos cujos projetos estão em fase de elaboração. Resumindo, fizemos a primeira apresentação, que é uma proposta de projeto, o gestor fez as suas considerações e o próximo passo é remodelar e readequar os planos para avançar para a  fase de  projeto executivo e licitação”, detalhou. 

 

Diante da apresentação dos projetos, o prefeito Marcos Santana destacou a importância de priorizar o bem-estar dos cidadãos, considerando não apenas os espaços públicos, mas também o impacto positivo no entorno. "Não estamos apenas transformando espaços, mas também pensando no conforto e na qualidade de vida da nossa população. Queremos criar ambientes que não só atendam às necessidades dos moradores, mas que sejam sustentáveis e também impulsionem o comércio local, fortalecendo a economia da região”, destacou.

 

Marcos Santana. prefeito

 

Fotos: Heitor Xavier