Equipe da Farmácia Viva de São Cristóvão participa de curso de capacitação em São Paulo

20/05/2022 - 19:03 Atualizado há 1 hora



 

Um curso de capacitação sobre medicamentos fitoterápicos foi realizado durante esta semana no interior de São Paulo e teve a participação da equipe do Projeto Farmácia Viva que está sendo implementado em São Cristóvão. O curso foi oferecido pela Farmácia da Natureza do município de Jardinópolis (SP) em parceria com o ministério da saúde entre os dias 16 e 20 de maio.

 

 

 

 

Para Juliana Salgado, farmacêutica da Secretaria de Saúde de São Cristóvão, a experiência será de grande valia para os trabalhos que estão sendo implementados no município. “Fizemos treinamento de todas as etapas, desde o cultivo, manipulação, controle de qualidade e prescrição de plantas medicinais".

 

 

 

 

"Foram Experiências que levaremos para a Farmácia Viva de São Cristóvão para garantir um produto manipulado de qualidade, com quantidade adequada de princípios ativos, a serem distribuídos nas unidades básicas de saúde”, afirmou Juliana.

 

 

Emerson Nóbrega, agrônomo e Juliana Salgado, farmacêutica da Secretaria de Saúde de São Cristóvão

 

 

Para Emerson Nóbrega, agrônomo responsável pelo Projeto em São Cristóvão, o evento teve como objetivo mostrar toda a cadeia produtiva dos produtos fitoterápicos desde a escolha das espécies, tratos culturais, colheita, processamento e produção dos medicamentos fitoterápicos. “Como agrônomo tive a oportunidade de ver as dificuldades dos farmacêuticos em preparar os produtos fitoterápicos devido as condições em que as plantas medicinais são entregues".

 

 

 

 

"Com isso posso ter mais critérios do plantio a colheita para minimizar esses pontos negativos. Pude observar como a interação de diversas espécies pode ser benéfica para a produção e qualidade das plantas medicinais e como métodos simples como cobertura de solo favorece desde o controle de ervas invasoras até na qualidade do produto pós colheita”, explicou Emerson.

 

 

Emerson Nóbrega, agrônomo

 

 

O Projeto Farmácia Viva foi contemplado em São Cristóvão em dezembro de 2020 e está em fase de cultivo das plantas em um terreno no povoado Aningas, Zona Rural do município. Todas as Unidades de Saúde da cidade serão pontos de distribuição dos fitoterápicos produzidos, como boldo, que auxilia no alívio dos sintomas dispépticos (distúrbios da digestão); capim-santo, indicado para cólicas intestinais e uterinas, quadros leves de ansiedade e insônia como calmante suave; sambacaitá que tem ação cicatrizante, antibacteriana e antifúngica; e hortelã que possui ação expectorante.