Diabetes e alimentação adequada são tema de palestra para usuários da UBS Massoud Jalali no Rosa Elze

16/09/2022 - 18:33 Atualizado há 11 horas

Os cuidados com a diabetes e a necessidade de uma alimentação saudável foram temas de uma ação realizada hoje pela manhã (16) na Unidade de Saúde Massoud Jalali, no bairro Rosa Elze. Participaram da palestra a nutricionista Alaiza Morais e a Dra. Daiana Andrade, médica da UBS Masoud Jalalali.

Segundo a Dra. Daiana, a ação teve como prioridade trabalhar a atenção básica e a função que ela tem de efetividade, trabalhando a educação em saúde e a prevenção de doenças. “Se começarmos a fortalecer os trabalhos educativos e falar das doenças crônicas, podemos controlar muito mais essas doenças”, explica ela.

“Ao falar sobre diabetes e alimentação com os usuários podemos fazer um controle maior dessa doença e diminuir suas complicações, diminuindo também os gastos com saúde pública, as buscas à urgência e fazer o controle necessário que a atenção básica tem de fazer”, conclui.

Dra. Daiana Andrade, médica da UBS Masoud Jalalali

Para Maria Lúcia, usuária da UBS Massoud Jalali, a palestra foi bastante proveitosa. “Aprendi muito com essa palestra e achei maravilhoso. Já venho fazendo regime, perdi cerca de 10 quilos e estar aqui reforçou ainda mais as informações que e já tinha e me ensinou outras coisas também. Alimentos que eu comia, agora sei que devo evitar”, afirmou.

“Sou muito bem tratada aqui na Unidade. Gosto de todos, enfermeiras, agentes de saúde, assistente social, e médicos. Tem muito tempo que estou aqui e sou sempre bem cuidada por todos os profissionais”, comentou.

Maria Lúcia, usuária da UBS Massoud Jalali

Simone Melo, gerente da Unidade, explica que todos os meses é trabalhada uma temática diferente junto aos usuários, para que a população tenha mais contato com os profissionais de saúde, permitindo a possibilidade de eles receberem informações diversas e tirarem dúvidas.

“A ideia desta ação foi juntar os pacientes diabéticos e informá-los sobre a importância do cuidado e do acompanhamento com as equipes da Unidade sobre o tratamento da doença, alimentação adequada e o uso correto das medicações”, explica ela. Entre os temas a serem abordados mensalemnte estão saúde da mulher e do homem, saúde do idoso, saúde bucal, saúde mental, doenças crônicas, controle de dengue entre outros.

Simone Melo, gerente da UBS Massoud Jalali junto ao quadro de temas a serem abordados mensalmente junto aos usuários

A Diabetes é uma doença crônica e representa ainda um grande problema de saúde pública, tendo como uma das principais causas uma má alimentação e o consumo demasiado de açúcar, bem como uma vida sedentária, sem a prática de exercícios físico.

Vale lembrar que a Prefeitura de São Cristóvão dispoe de duas Academias da Saúde para uso da população. Uma Academia fica na comunidade José Batalha de Góes, no bairro Rosa Maria e a outra no bairro Lourival Baptista, ambas com quadra de esportes com área de convivência e diversos equipamentos pra prática de esportes. A prefeitura dispoe de dois profissionais de educação física que promovem diferentes atividades ao longo da semana com foco na prática de exercícios, na melhoria da qualidade de vida e na prevenção de doenças.

Academia da saúde no bairro Rosa Maria, disponível à popualção para a prática de exercícios físicos

Para Luísa Vale de Carvalho, coordenadora da atenção básica da SMS São Cristóvão o cuidado aos pacientes com de Diabetes Melitus necessita de um olhar multiprofissional e ampliado. “Com mudanças de hábitos alimentares e outros hábitos do dia a dia é possível melhorar a qualidade de vida do paciente, além de ser a promoção a saúde um dos pilares da atenção primária”, explica.