Dia Delas: UBS abrem neste sábado (26) para ofertar serviços como exames citopatológicos e vacinação covid-19

24/11/2022 - 13:39 Atualizado há 2 horas



As unidades de saúde de São Cristóvão abrirão neste sábado (26) para a segunda ação do Dia D’elas, evento que ocorre das 8h às 16h ofertando exames citopatológicos e outros serviços de saúde.

 

A primeira ação ocorreu no dia 12 de novembro, reunindo os profissionais de saúde da rede para ofertar exames citopatológicos (exames de lâmina) para aquelas mulhers que não conseguem ir até à Unidade de Saúde durante a semana. No total foram realizados 85 exames de lâmina. 

 

Já neste sábado (26) além da oferta de exames, a secretaria de saúde irá disponibilizar também a vacinação contra a covid-19 para todos acima de 3 anos de idade.

 

“A ação tem como objetivo oportunizar o acesso das mulheres que devido outras atividades não podem comparecer a unidade na semana. Então você mulher moradora de São Cristóvão, não deixe de participar dessa ação realizada especialmente para você”, reforça Maria Helena Andrade, Referência Técnica em Saúde da Mulher da SMS São Cristóvão.

 

 

Quem pode fazer a coleta citopatológica 

 

No dia d'elas será ofertado diversas atividades, como coleta de exame citopatológico também conhecido como Papanicolau, preventivo ou exame de lâmina, especialmente em mulheres de 25 a 64 anos que tem 3 anos ou mais sem realizar o rastreio para o câncer do colo de útero, vacinação, teste rápido para IST, aferição de pressão arterial, dentre outras atividades.

 

 

Confira a oferta de serviços

 

  • Vacinação
  • Aconselhamento de teste rápido
  • Realizar coleta de Testes rápidos para detecção precoce de gravidez.
  • Exame clínico das mamas e solicitação de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 69 anos que não realizaram o exame nos últimos 24 meses (2 anos).
  • Aferição de pressão arterial de mulheres hipertensas que não tiveram a PA aferida nos últimos 6 meses.
  • Educação em saúde em sala de espera