Dia D contra pólio e multivacinação tem boa adesão da população em São Cristóvão: campanha continua até 9 de setembro

23/08/2022 - 14:29 Atualizado há 2 horas



 São Cristóvão realizou no último sábado (2) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação aplicando um total 893 doses de vacinas. A campanha é voltada à vacinação contra pólio para crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as de 0 a 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, e Multivacinação para adolescentes até 15 anos.

 

 

 

 

Para Daiane Silva, que levou sua filha para se vacinar, a vacina é necessária para as crianças se imunizarem contra as doenças, mesmo que as doenças já estejam erradicadas. “Nunca sabemos se a doença pode voltar, então é muito importante manter a vacinação em dia. A ciência está aí comprovando que as vacinas são seguras e eficazes e fundamentais para nossas crianças”, afirmou ela.

 

 

Daiane Silva e sua filha Geovana de 2 anos

 

 

“É preciso ter em dia todas as vacinas, participar da campanha para estar imune às doenças. A cada dia a gente vai vendo o surgimento de várias doenças, então temos que aproveitar a oportunidade de ter acesso a essas vacinas. Hoje estamos participando aqui no dia D, que é mais uma campanha importante”. Fernanda Moura, moradora do Eduardo Gomes.

 

 

Fernanda Moura

Já Moisés Oliveira levou seu filho Brian Henrique para se vacinar e afirmou que “a vacinação é importante desde o nascimento até os dias atuais. Enquanto tiver vacina, temos de manter nossos filhos seguros. Sendo em um dia de sábado é ainda melhor, pois para quem trabalha durante a semana fica um pouco difícil de trazer os filhos. Então é importante ter uma data no sábado para essa vacinação”, disse ele.

 

Moisés Oliveira e seu filho Brian Henrique

 

 

Vacina contra póliomielite evita paralisia infantil

 

A vacinação das crianças é a única medida de prevenção contra a paralisia infantil. A doença foi erradicada no país no final da década de 80, porém ainda há risco de exposição ao vírus. Somente se pelo menos 95% das crianças com menos de cinco anos forem vacinadas, a erradicação se mantém, evitando  um surto da doença.

 

 

 

 

Campanha de vacinação continua até setembro

 

A campanha de Multivacinação e contra a pólio continua até dia 09 de setembro em todas as UBS de São Cristóvão, no horário de funcionamento das Unidades. Basta levar um documento de identidade e cartão de vacina (caso tenha).

 

Confira a lista de UBS que estarão abertas no sábado (20) das 9h às 16h para o dia “D” de vacinação:


💉 UBS MASSOUD JALALI (ROSA ELZE)
💉 UBS MARIA JOSÉ FIGUEROA (EDUARDO GOMES)
💉 UBS MARIANO NASCIMENTO (ROSA MARIA)
💉 UBS JAIRO TEIXEIRA (CENTRO HISTÓRICO)
💉 UBS RAIMUNDO ARAGÃO (ALTO DA DIVINEIA)
💉 UBS BRUNO KAIQUE (MADRE PAULINA)

💉 UBS IRÔNIA MARIA ARAGÃO (ROMUALDO PRADO)
💉 UBS SINVAL JOSÉ DE OLIVEIRA (LAURO ROCHA)
💉 UBS TÂNIA SANTOS CHAGAS (POVOADO COLÔNIA MIRANDA)

💉 UBS MARIA LUIZA DOS SANTOS NASCIMENTO (POVOADO CABRITA)
💉 UBS JOSÉ RODRIGUES AMADO (JARDIM UNIVERSITÁRIO/MARCELO DÉDA)

💉UBS LUIZ ALVES (LUIZ ALVES)
💉UBS ANTONIO FLORÊNCIO DE MATOS (TIJUQUINHA)
💉UBS MARIA ALICE FREIRE (POVOADO PEDREIRAS)
💉UBS MANOEL JUVINO SANTOS (POVOADO CARDOSO)
💉UBS PARQUE SANTA RITA (PARQUE SANTA RITA)