Dezembro Vermelho: São Cristóvão conscientiza população sobre Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras IST

12/12/2022 - 14:18 Atualizado há 3 horas



A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorre todos os anos no mês de dezembro e busca sensibilizar as pessoas a respeito da prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e assistência às pessoas infectadas com o vírus HIV.

 

Em São Cristóvão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificam as ações e orientações que visam esclarecer a população quanto às formas de prevenção através de palestras, durante as consultas médicas e em atividades programadas nos territórios de cada unidade. As UBS intensificam também a oferta de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, a solicitação de exames, e distribuição de preservativos aos usuários.

 

“O dezembro vermelho simboliza um mês mobilização para a luta contra o HIV e outras IST. A luta se baseia no diagnóstico precoce do HIV, que por muitas vezes se apresenta silenciosa, ou seja, sem sinais ou sintomas. Os testes rápidos atuam como uma importante ferramenta para o diagnóstico e a população tem fácil acesso a esse serviço em todas as UBS do município”, explicou Juliana Silveira, coordenação de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão.

 

“O exame é ofertado para toda a população, sendo realizado com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e fornece o resultado em, no máximo, 20 minutos”, complementa a coordenadora.

 

 

Programação de Ações Dezembro Vermelho 

 

 

 

 

 

IST e AIDS

 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas em sua maioria através de contato sexual sem preservativo (via oral, vaginal ou anal), assim como a AIDS, doença que ataca o sistema imunológico do indivíduo. As principais IST são a Herpes genital, Cancro mole (cancroide), HPV, Doença Inflamatória Pélvica (DIP), Donovanose, Gonorreia e infecção por Clamídia, Linfogranuloma venéreo (LGV), Sífilis, Infecção pelo HTLV e Tricomoníase.

 

Importante lembrar que todas essas infecções podem ser evitadas através do uso de preservativo (masculino e feminino), que é a maneira mais eficaz de se prevenir tais doenças, e que a secretaria de saúde de São Cristóvão disponibiliza à população preservativos tanto masculino como feminino de forma gratuita pelo SUS em todas as unidades de saúde.

 

 

Medicamentos de prevenção ao vírus HIV (PReP)

 

A rede de saúde de São Cristóvão disponibiliza também os medicamentos de prevenção à infecção pelo HIV, tratamento conhecido como PREP - Profilaxia Pré-Exposição ao HIV.

 

A Prep é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de medicamentos (comprimido) que permite ao organismo de pessoas que não possuem o HIV, ficar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. A distribuição da medicação no SUS iniciou em meados de 2017.

 

 

Quem pode receber a medicação preventiva

 

A Prep HIV é uma forma de prevenção direcionada para todas as pessoas que se expõe repetidamente a relações sexuais desprotegidas, ou seja, que possuem um risco maior de entrar em contato com o vírus HIV. Para receber a medicação, é necessário estar sendo acompanhado pela equipe de saúde, que vai analisar a necessidade de cada usuário.

 

 

Como conseguir os medicamentos de prevenção ao HIV

 

Todas as Unidades de Saúde do Município estão aptas a prescrever a Prep. Com a prescrição, o paciente deve procurar a farmácia da Unidade Básica de Saúde Maria José Figueroa, localizada no bairro Eduardo Gomes, onde será feira a dispensação dos medicamentos no horário das 8h às 17h.