Defesa Civil intensifica monitoramento e reforça ações em áreas de risco durante período de chuva

16/08/2022 - 17:35 Atualizado há 2 dias

Após frente fria e alto volume de chuva registrado desde o último sábado (13), na cidade de São Cristóvão, a Defesa Civil municipal vem atendendo às demandas da população a fim de realizar análise de riscos e trabalhar de uma forma que venha reduzir os danos aos locais afetados. Dentre os locais acometidos com deslizamento nas encostas, porém sem riscos de danos à população foram a Rua 10, no Alto de Itabaiana e a Rua Virgílio Cruz, na Divineia.

Luciano Silva, coordenador da Defesa Civil do município, salienta que o trabalho preventivo realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) vem sendo fundamental para a diminuição dos impactos no período chuvoso. “Os canais estão limpos, os córregos também e por isso não tivemos problema de inundação, pois mesmo diante do volume de chuva ocorrido no final de semana, o Rio Paramopama permaneceu dentro da sua normalidade. Porém, nessa segunda-feira (15) tivemos deslizamento nessas duas ruas por conta do encharcamento, porém sem riscos de atingir as residências”, explicou.

Luciano Silva, coordenador da Defesa Civil do município

O coordenador, que estava acompanhado com a equipe do departamento de engenharia, frisou que estavam analisando como será feita a contenção dessas encostas e parabenizou a colaboração do povo no trabalho de prevenção. “As nossas responsabilidades de monitoramento e atendimento à comunidade estão sendo feitas e agora com a participação mais ativa da população, que tem sido muito participativa quando joga lixo nos locais corretos ou quando liga para informar de possíveis sinistros. Agora nos resta esperar o tempo firme para tomarmos as medidas necessárias nas áreas e assim garantirmos a segurança de todos”, afirmou.

Coordenadoracompanhado da equipe do departamento de engenharia

Em caso de ocorrências

Segundo a previsão do tempo, a chuva pode continuar até a próxima quarta-feira. Nestes casos a Defesa Civil orienta que, em situação de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamento, a população entre em contato pelo telefone (79) 99975-4412 ou com o Corpo de Bombeiros através do número 193.

Fotos: Inácio Prado