Defesa Civil intensifica ações para garantir segurança dos moradores de São Cristóvão

31/05/2022 - 22:23 Atualizado há 6 horas

Por conta das fortes chuvas que atingiram São Cristóvão nos últimos dias, sobretudo na madrugada desta terça-feira (31), as equipes da Defesa Civil Municipal intensificaram suas ações para manter os moradores longe das áreas que oferecem risco à sua segurança. Durante todo o dia, foram realizadas diversas vistorias e orientações em vários pontos da Cidade Mãe.

Um destes locais foi a Rua 10 do Alto Santo Antônio, no bairro Romualdo Prado, onde houve deslizamento de uma encosta. A equipe atuou fazendo o procedimento de segurança padrão, aplicando uma lona na área em que ocorreu o deslizamento.

Já na Rua Alzira, no bairro Divineia, a Defesa Civil trabalhou em conjunto com o Corpo de   Bombeiros para retirada de uma árvore que corria risco de cair sobre as residências. No Jardim Imperial, houve o desabamento de parte de uma das casas, mas não havia moradores no local no momento do ocorrido. No Luiz Alves, outra residência que estava com risco de desabar foi vistoriada pela Defesa Civil.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva, as secretarias de Serviços Urbanos e de Assistência Social também têm atuado em conjunto nestes momentos de crise. Ele alerta que a população precisa fazer sua parte para que tragédias sejam evitadas. Isso pode ser feito através de ações simples, como, por exemplo, evitar jogar resíduos sólidos em locais indevidos, como rios, encostas, córregos, bocas de lobo e riachos.

“Nos trechos que temos trabalhado estamos encontrando muito lixo nas encostas e nos córregos. Queria pedir que a comunidade se sensibilizasse. Nossa coleta está regular, então é preciso que a população se conscientize e evite jogar lixo nas ruas, principalmente nas áreas que oferecem mais risco à segurança de todos”, declarou o coordenador.

Em caso de ocorrências

A previsão do tempo aponta que as chuvas intensas devem continuar nos próximos dias, por isso, em casos de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal através do telefone (79) 99975 4412, ainda em situações emergenciais, recomenda-se o contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193.

Fotos: Inácio Prado