COVID-19: São Cristóvão apresenta melhorias em ranking estadual de taxa de incidência e de mortalidade

07/08/2020 - 18:08 Atualizado há 4 horas



São Cristóvão apresentou, nas últimas três semanas, uma estabilização na taxa de incidência (casos novos) da COVID-19, porém ainda com valores considerados elevados, o que sinaliza a necessidade de melhorias nas medidas protetivas, para que haja uma redução cada vez mais significativa na curva epidemiológica.

 

Na taxa de mortalidade, houve uma redução de 1,99 óbitos para 0,88 óbitos a cada 10.000 habitantes, quando comparamos os períodos de 06 a 19 de julho (18 óbitos) com 20 de julho a 02 de agosto (08 óbitos).

 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, disponibilizados em 06 de agosto no site https://todoscontraocorona.net.br/, apontam que dentre os 75 municípios do Estado, São Cristóvão ocupa, em números absolutos, a 6ª posição em casos confirmados e 3ª em óbitos. Entretanto, quando observa-se a Taxa de Incidência, que estima o número de casos novos da COVID-19 levando-se em consideração o total de habitantes de cada município, a cidade ocupa a 31ª posição. Em relação à Taxa de Mortalidade, que também considera este total, São Cristóvão encontra-se na 11ª posição.

 

De acordo com a enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Beatriz Costa, diversos fatores estão contribuindo para essas melhorias. “Existe um conjunto de fatores que contribui para essa redução, que vão desde a melhoria no controle de casos ativos por parte da Secretaria de Saúde, assim como a sensibilização da população na adoção de medidas protetivas”, explica.

 

Até a última quinta-feira (6), das 1.883 pessoas que foram identificadas com o vírus SARS-CoV-2 em São Cristóvão, causador da COVID-19, 1.674 (91,3%) se recuperaram e receberam alta médica.

 

O consultor epidemiológico e integrante do Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão (COE), José Marcos Santos, complementa que “estamos caminhando para uma redução no número de óbitos e de casos novos em São Cristóvão, mas para que esses dados continuem caindo é necessário que as medidas de proteção sejam mantidas entre os sancristovenses”, destaca.

 

Segundo Marcos, o município passou pelo pico da doença na segunda quinzena de junho, mas esses casos ainda podem voltar a subir se a população local e/ou de regiões próximas não mantiver os cuidados básicos. “A recente flexibilização em Sergipe me causou preocupação e devemos seguir atentos aos dados para divulgação à população e direcionamento das estratégias”, ressalta.