Consórcio do Transporte Público define medidas emergenciais para beneficiar a população

23/11/2023 - 17:16 Atualizado há 3 horas

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participou na tarde de ontem (22), de mais um encontro do Consórcio de Transporte Público Metropolitano da Grande Aracaju. Na oportunidade, o gestor da Cidade Mãe, junto aos prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira; Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo; Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo; e do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou as primeiras medidas após a instalação do Consórcio, realizado no último dia 13.

Dentre as medidas anunciadas, se destaca o investimento de R$ 34 milhões no setor, que possibilitará a renovação de 20 novos veículos e ainda a estabilização da tarifa no valor de R$ 4,50. Durante o encontro, ficou acordado que, neste primeiro momento, para que a tarifa seja mantida, a Prefeitura de Aracaju vai aportar um subsídio mensal de R$ 1,6 milhão no sistema até dezembro de 2024, totalizando R$ 24 milhões. Também foi anunciado o subsídio de R$ 10 milhões por parte do Governo do Estado.

Já os outros municípios envolvidos no Consórcio, como é o caso de São Cristóvão, aguardam o resultado de um estudo técnico para saber qual será o investimento aplicado por cada cidade para garantia do transporte público de qualidade fornecido à população da Grande Aracaju. O prefeito Marcos Santana destacou a importância das medidas emergenciais.

“Saio muito feliz dessa reunião, porque as medidas apresentadas pelo Consórcio terão um impacto imediato. Esperamos realizar a licitação do transporte ainda no primeiro semestre de 2024, mas antes mesmo dela já temos essas medidas importantes para dar mais conforto, mais segurança para quem usa o sistema de transporte em São Cristóvão, e em toda região metropolitana da Grande Aracaju”, enfatizou o gestor da Cidade Mãe.

Na oportunidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira ressaltou a importância da parceria entre os prefeitos e o governador do estado para que as medidas pudessem ser definidas. “Estou muito feliz porque nós estamos chegando a esse momento, graças ao consórcio, a união dos prefeitos e a presença do governo do Estado. Essa parceria está sendo muito importante para a gente enfrentar os momentos, os problemas mais imediatos do transporte coletivo”.

Presente no encontro, o governador Fábio Mitidieri reforçou que “hoje é um dia muito importante pelas medidas do Consórcio que começam a ser tomadas, e pelo esforço conjunto dos prefeitos e do Governo do Estado para dar uma resposta à sociedade que ansiava por transporte de qualidade”.

Fotos: Heitor Xavier