Conheça as ações de sustentabilidade promovidas durante o Fasc 2023

02/12/2023 - 23:28 Atualizado há 1 dia

Além de arte e cultura, o Festival de Artes de São Cristóvão também é um espaço para discutir as questões que envolvem a sociedade, como sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Por isso, o projeto Fasc Sustentável foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, com o  intuito de estimular o consumo consciente durante os 3 dias de Festival, com uma série de atividades.

Uma dessas ações é a Ecotroca, realizada na sede da Semma, que permite ao público do festival receber brindes como ecobags, copos e canecas. Para isto, basta levar materiais recicláveis como garrafas de plástico e óleo de cozinha já utilizado.

Viviane Silva, estudante de jornalismo na UFS

O festival também conta com uma gestão de resíduos recicláveis, através do sistema de coleta seletiva e entrega voluntária para diferentes tipos de resíduos (plástico, papel, metal e óleo de cozinha). Além disso, foi oferecida uma capacitação para catadoras e catadores da associação de recicláveis de São Cristóvão, assim como a capacitação dos comerciantes de alimentos e bebidas para que possam promover a sensibilização dos participantes sobre a importância do consumo e destinação correta dos resíduos nos ecopontos e coletores de recicláveis distribuídos em pontos estratégicos no festival.

A secretária municipal  de meio ambiente, Janine Menezes de Oliveira destaca a oportunidade que o festival oferece para fazer ecoar uma mensagem necessária sobre a preservação do meio ambiente.

“O Festival de Artes de São Cristóvão-FASC atrai um público diversificado, oferecendo uma plataforma ideal para a sensibilização das pessoas sobre questões ambientais e os desafios enfrentados pelo nosso planeta por meio de ideias sustentáveis, que poderão ajudar a educar o público sobre práticas e comportamentos que contribuam para a preservação do meio ambiente”.

Atividades desenvolvidas durante todos os dias de Fasc

Na sexta-feira (01)  foi realizada a  Roda de Conversa com o tema “Percepção Ambiental: cenários e desafios”, no Salão Literário (EMEF Gina Franco), com a participação do Dr. Genebaldo Freire. Também na sexta a Semma promoveu a Oficina de brinquedos confeccionados a partir de garrafa pet.

Já neste sábado (02) foi promovida a oficina Pet Horta e Composteira Caseira - Vida sustentável, Solo Fértil: Cultivando Saúde e Sustentabilidade, além da Roda de Conversa  Aliança pela Infância.

Neste domingo a programação de ações ambientais segue com a Oficina Roda de Conversa “Reconstruindo Pontes” - por uma perspectiva de gênero – dia 03/12/ 2023 das 14h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Franco.

Realização

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola, Caixa Econômica Federal e Estrella Galicia. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE -  Sistema Engenharia, Colortex, Proex/UFS, Celi e Governo de Sergipe. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Fotos: Jhonny Oliveira