Com um investimento superior a R$800 mil, Prefeitura inaugura o Centro de Atendimento ao Cidadão “Facilita São Cristóvão”

16/08/2023 - 18:20 Atualizado há 4 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), inaugurou nesta quarta-feira (16) o Facilita São Cristóvão, um espaço construído com o propósito de oferecer serviços essenciais à população. Com um investimento que ultrapassou o valor de R$800 mil reais, provenientes de recursos próprios do município, o Centro de Atendimento ao Cidadão está localizado na antiga subprefeitura do Eduardo Gomes e busca simplificar e agilizar a vida dos sancristovenses ao centralizar uma ampla gama de serviços públicos em um único local.

 

 

Resultado de uma parceria colaborativa entre diversos órgãos e entidades públicas, o Facilita São Cristóvão atua como um espaço multifuncional, que inclui a participação da Receita Federal, do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), dos serviços da Junta Militar, do Sebrae (com a Sala do Empreendedor), SMTT e outros. Nesse ecossistema de serviços, uma ampla gama de necessidades é abordada, abrangendo o fornecimento de documentação essencial e a oferta de orientação para empreendedores locais.

 

 

O secretário da Segov, Edson Fontes, enfatizou a importância da colaboração entre diferentes setores do governo. "A inauguração deste centro é uma alegria para todos nós, um marco que fortalece nossa conexão com a comunidade. Agradeço a todos os parceiros que já integram este projeto, trazendo serviços essenciais à disposição de nossa população. Estamos comprometidos em expandir ainda mais nossa rede de colaboração, buscando novos parceiros para ampliar os serviços oferecidos, em nossa contínua busca por melhor servir e auxiliar nossa população de maneira abrangente," explicou.

 

Edson Fontes, secretário da Segov

 

O prefeito Marcos Santana compartilhou sua visão sobre o impacto do Facilita São Cristóvão na vida da população. "Hoje, marcamos um avanço significativo com a inauguração do Facilita São Cristóvão, fruto do nosso esforço e da colaboração entre órgãos públicos. Esse centro de serviços será essencial para atender a população de forma mais eficiente, abrangendo do Centro Histórico ao Rosa Elze. Estamos estreitando a relação entre a Prefeitura e a comunidade, simplificando processos e proporcionando serviços fiscais, documentação e orientação aos empreendedores. Agradeço a todos os envolvidos e reafirmo nosso compromisso contínuo em servir ao povo de São Cristóvão da melhor maneira possível", afirmou.

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

O secretário da Seminfra, Júlio Júnior, também esteve presente na cerimônia e expressou a sua satisfação em ter feito parte de mais uma obra significativa para a população da cidade."Em momentos como este, nosso foco é unicamente o bem-estar da população. O Facilita São Cristóvão é uma prova tangível de que nosso trabalho vai além das pavimentações de ruas. Estamos aqui para servir e fazer a diferença na vida das pessoas, ampliando o impacto positivo para toda a comunidade. Nossa dedicação permanecerá firme na busca contínua por melhores condições de vida para todos", salientou.

 

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

 

A coordenadora administrativa do Facilita São Cristóvão, Vonete Oliveira, expressou sua satisfação durante a cerimônia de inauguração. “À medida que avançamos, vislumbramos a expansão contínua dos serviços oferecidos, projetando um futuro ainda mais eficiente para nossa população. A ampliação do horário de atendimento, que passará a ser das 8h às 16h, é um passo crucial para auxiliar nossa comunidade e facilitar o acesso aos serviços. Estamos empenhados em tornar o Facilita um alicerce sólido para as necessidades da cidade, impulsionando um atendimento ágil e abrangente", destacou.

 

Vonete Oliveira, coordenadora administrativa do Facilita São Cristóvão

 

População, parceiros e autoridades presentes na inauguração

 

 

Crislene Oliveira, autônoma, salientou o seu contentamento com a eficiência do centro, refletindo a missão de servir a comunidade de maneira prática. "É gratificante ver como o Facilita São Cristóvão simplifica nossas vidas. Ao resolver a documentação da minha residência, encontrei um processo eficiente e acessível, que me permitiu concluir essa etapa sem complicações. Essa iniciativa torna claro o comprometimento da cidade em oferecer serviços que atendam às nossas necessidades”, relatou.

 

Crislene Oliveira, autônoma

 

Representando a Receita Federal, o delegado Edson Fiel destacou a importância da presença do órgão no Facilita. “Conseguimos montar um ponto de atendimento virtual em São Cristóvão, é um arranjo simples, de baixo custo, leve, que visa beneficiar a população que vive em São Cristóvão e no entorno da cidade. Agradeço à gestão municipal, por ter acolhido esse projeto da Receita Federal em tempo hábil, pois a estrutura foi montada rapidamente, com toda a organização possível”, pontuou.  

 

Edson Fiel, delegado da Receita Federal

 

Jenilson Gomes, diretor do Instituto de Identificação, elogiou a iniciativa e compartilhou suas expectativas para o impacto positivo nas questões de identificação na região. "Essa unidade surge para aproximar o Instituto de Identificação à população de São Cristóvão. Nossa expectativa é expandir ainda mais a gama de serviços, e sabemos que a emissão de carteira de identidade é uma atividade que não para, entre outras que ofertamos diariamente. Por isso não poderíamos deixar de prestigiar a abertura e reforçar a nossa missão como servidores públicos, que é a de servir ao povo e garantir que nossos serviços sejam acessíveis a todos”, declarou.  

 

Jenilson Gomes, diretor do Instituto de Identificação

 

Durante a cerimônia de inauguração, algumas personalidades estiveram presentes, a exemplo dos vereadores: Thiago Correia, Rafael do Sucatão, Edvaldinho Cabeleireiro, Edson Pereira, Irmão Gibson, Joca, Fabinho Cristo Rei, Marcus Lázaro, Augustinho e o deputado estadual, Paulo Júnior. Todos reafirmando o compromisso da administração pública com a modernização e a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

 

 

SERVIÇOS OFERTADOS

 

SALA DO EMPREENDEDOR - SEMDET/SEBRAE

 

Formalização Gratuita e Simplificada do MEI

Orientações sobre obrigações do MEI 

Baixa do MEI

Impressão de CCMEI ( Certificado da Condição de MEI) 

Atualização de Dados do MEI

Inscrição Estadual 

Impressão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) 

Impressão DAS (Boleto Mensal) 

Parcelamento de Débitos do MEI

Orientação sobre a impressão DAS MEI

Aumento de nível do Selo de Confiabilidade (Gov.Br) 

Impressão Relatório de Receita Bruta para o MEI

Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI)

Emissão de Nota Fiscal do MEI ( Municipal e Estadual) 

Impressão de CND (Certidões Negativas)

Orientações e fomento sobre acesso ao crédito

Orientações sobre compras municipais e o Cadastro de Fornecedor.

Palestras, Oficinas, Cursos e Consultorias para ME, EPP e MEI

Consulta Prévia de Registro de Marca (INPI) 

Orientação e cadastro no Credenciamento municipal de MEI 

Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.



SEMFOP

Serviços Municipais

Plantão Fiscal

IPTU 

ISS

TLF

ITBI

Taxas

Parcelamentos

Inscrição/Alteração/Baixa

Certidões/Declarações

 

RECEITA FEDERAL

CAEPF-Inscrição, Baixa, Cancelamento ou Alteração de Dados

CAFIR-Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação

CNO-Inscrição

Consulta Pendências Fiscal e Cadastral

Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física, Restituição e Situação da DIRPF

Cópia de Processo

Cópia de Declaração e Comprovante de Rendimento

CPF-Comprovante de inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização

Emissão de Documentos de Arrecadação – DARF e GPS

Procuração RFB

Protocolo de Documentos

Protocolo de Documentos – CNPJ-Inscrição, Alteração e Baixa

Protocolo de Documentos – Retificação de Documentos de Arrecadação - REDARF/RETGPS

 

PMSC/SSP

Serviços de Identificação Civil

Emissão da Carteira de Identidade

 

SMS – Secretaria Municipal de Saúde

Vigilância Sanitária

 

PMSC/Junta de Serviço Militar

Alistamento Militar

Certificado de Reservista

 

SEMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Recebimentos de Denúncias e Requerimentos

Certidão de Uso e Ocupação do Solo

Declaração de Zoneamento 

Licença de Conformidade de Uso do Solo para Mineração.

 

SMTT

Emissão Cartão Preferencial (idosos e pessoas com deficiência)

 

Fotos: Dani Santos