Com novas luminárias LED implantadas na ciclovia do Rosa Elze, Prefeitura vai economizar R$ 150 mil anualmente

08/08/2023 - 18:24 Atualizado há 3 horas

A Prefeitura de São Cristóvão segue dando passos significativos em direção à inovação, sustentabilidade e eficiência dos serviços prestados à comunidade com a revitalização da iluminação pública ao longo da ciclovia que liga o bairro Rosa Elze ao Eduardo Gomes. A ação que é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) foi iniciada na última segunda-feira (07) e deve prosseguir até a próxima semana.

Ao todo serão substituídas 392 luminárias pétalas por luminárias em LED na versão com 7 pinos, permitindo um gerenciamento mais preciso e econômico da iluminação em ruas e avenidas. Essa tecnologia permite o controle remoto das luminárias, tanto em termos de ligar e desligar quanto de ajustar a intensidade da luz. Para isso, a Prefeitura está investindo um total R$ 262.472,00.

Além de aumentar a visibilidade e a sensação de segurança dos usuários da ciclovia durante a noite, as novas luminárias também reduzirão significativamente os custos associados à manutenção e consumo de energia, como explica o engenheiro eletricista da Semsurb, Bruno da Hora. Segundo ele, serão quase R$ 150 mil economizados anualmente.

“As faturas de energia das seis medições existentes da ciclovia são de R$ 192 mil anuais. Com essas substituições, reduziremos em 77% do consumo passando para R$ 43 mil anuais, e isso possibilitará que novos investimentos sejam feitos em outras localidades”, informa o engenheiro.

Engenheiro eletricista da Semsurb, Bruno da Hora

A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas desde 2017 pela Prefeitura. "Estamos comprometidos em investir em soluções que realmente façam a diferença na vida de nossos cidadãos. Essa revitalização da iluminação pública na ciclovia é apenas um exemplo do nosso compromisso em promover segurança, sustentabilidade e eficiência em nossa cidade”.

O gestor municipal ainda acrescentou que as ações estão espalhadas por todos os cantos do município. “Quando assumimos a gestão, estávamos com 8 mil pontos de iluminação na cidade, e hoje já expandimos para quase 12 mil pontos. Somente no primeiro semestre deste ano investimos mais de R$ 1 milhão em substituições e implantação de novas redes de iluminação. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esse número, e assim vamos conseguir garantir mais qualidade de vida para os nossos moradores".