Caravana da Juventude: Prefeitura leva diversos serviços para jovens sancristovenses

05/08/2022 - 18:57 Atualizado há 1 dia



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), levou nesta sexta-feira (05), para o Colégio Estadual Armindo Guaraná, bairro Rosa Elze, diversos serviços direcionados à população jovem do município. Intitulada “Caravana da Juventude Sancristovense”, a iniciativa integrou as comemorações pelo aniversário do Estatuto da Juventude que completa nove anos em 2022.

 

Durante a ação, os moradores da Cidade Mãe puderam realizar serviços importantes na área da cidadania, a exemplo de: Emissão de CPF, Carteira de Trabalho, ID Jovem e Cadastro Único. Também acessaram serviços da saúde, como aferição de pressão arterial, atualização vacinal, nutricionista e psicóloga. Já no que diz respeito à cultura e lazer, os jovens participaram de aeróbica, jogo de damas, oficina de stencil e aproveitaram para apreciar a apresentação do Grupo de Percussão Decidão dos Quilombolas.


 

Na abertura do evento, o prefeito Marcos Santana destacou que o município tem buscado promover iniciativas que visam contribuir para a formação dos jovens da cidade, e que este é um momento de comemorar os nove anos do Estatuto da Juventude com ações. O gestor reforçou ainda a importância de eles conhecerem todos os seus direitos e deveres. “Para além dos serviços de cidadania e de saúde, esse é um momento de confraternização e de reflexão sobre o Estatuto, para identificar os direitos que nós não estamos ainda acessando pelos diversos níveis de Governo. É importante conhecermos a Lei, e identificarmos os direitos que ainda não são garantidos. Esse é o momento para isso”, declarou o prefeito. 

 


Prefeito Marcos Santana

 

A secretária de assistência social, Lucianne Rocha, falou que essa é apenas uma das atividades previstas para a população jovem do município nos próximos meses, dentre eles a implementação do Programa Jovem Aprendiz. “Temos um objetivo muito firme em nossa secretaria que é a de dialogar com a juventude do nosso município. Temos um planejamento com diversas ações, e vamos utilizar de diversas parcerias, como essa com o Colégio, porque temos que ir onde o jovem está, e um dos locais é a escola. Hoje oferecemos diversos serviços aqui, porque temos a compreensão que nem todos conseguem acessar de maneira mais fácil, então essa é uma forma de garantir esses direitos à população”, afirmou. 

 


Secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha

 

O diretor do Colégio Armindo Guaraná, Max Matias, destacou a atuação da Prefeitura no âmbito da educação e falou sobre a importância de garantir serviços para os jovens do município. “Para mim é um dia de muita felicidade em poder abrir a escola para receber a comunidade e poder estar colaborando com tudo que está acontecendo aqui hoje”, comentou o diretor.

 


Diretor do Colégio Armindo Guaraná, Max Matias

 

Representando o IDESA e os jovens do bairro Tijuquinha, Keylliane Regina também reforçou a necessidade da inserção da juventude em políticas públicas ofertadas por todas as esferas governamentais. “Acho importante programas sociais para os jovens para assim dar oportunidade para que eles vejam a força que tem na sociedade. Sempre fui uma pessoa que não tinha muitas perspectivas por conta do meio e da comunidade em que vivia, mas por meio dos projetos sociais, das oportunidades que abracei e tive, hoje estou aqui representando aquilo que acredito”, apontou.

 

Keylliane Regina

 

Assim como Keylliane, Mylena Aparecida dos Santos também acredita que os jovens podem ter ainda mais força na sociedade caso consigam acessar serviços como os que ela conseguiu aproveitar na manhã de hoje. Durante a “Caravana da Juventude”, ela conseguiu fazer a carteira de trabalho digital e deu entrada no procedimento para o ID Jovem. “Fiquei sabendo do evento pelo coordenador da escola e não quis deixar essa oportunidade passar. É uma iniciativa que facilita bastante para quem não consegue ir aos locais onde esses documentos são emitidos”, destacou. 

 

 

Mylena Aparecida dos Santos

Fotos: Dani Santos