Agentes de Combate a Endemias de São Cristóvão recebem treinamento para uso de novos Equipamentos de proteção individual (EPIs)

26/05/2021 - 13:00 Atualizado há 5 horas

Os agentes de endemias de São Cristóvão participaram nesta terça (25) de uma capacitação para utilização e manuseio dos novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) comprados pelo município. Foram recebidos EPIs para seis agentes de endemias responsáveis pelo trabalho de controle vetorial do Aedes Aegypti: kits contendo calça, blusão, aventais, botas, luvas, máscaras respiratórias, óculos de segurança, abafador ouricular e boné árabe.

A capacitação englobou um treinamento sobre como colocar e retirar os Epis de forma correta e segura, como utilizar o novo inseticida que está sendo utilizado pelo estado, e quais foram as alterações desde a última capacitação, entre outros.

“Como estamos tratando de inseticida, nós orientamos os agentes a tanto se proteger como proteger a comunidade. Em tudo existe uma técnica para alcançar o objetivo maior que é eliminar os vetores”, afirmou Edivaldo Pereira Maciel, supervisor regional do estado que realizou o treinamento. “Essa é uma capacitação que mostra como se deve usar os EPIS, que tipo de EPIS são, como utilizar de maneira correta, como vestir e retirar os materiais. Durante a técnica mostramos da teoria à prática, como também a manutenção da bomba e uso do nebulizador costal motorizado, entre outras práticas”, explicou ele.

Edivaldo Pereira Maciel, supervisor regional do estado

Para Elis Correia, coordenadora da Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde de São Cristóvão este é um trabalho importante para as ações de bloqueios nos casos onde são detectados pacientes suspeitos ou confirmados de dengue, chicungunha ou zikavírus. “Além da parte educativa, que vai se manter e ampliar ainda mais, a gente deve ter agora o controle químico do vetor para o mosquito adulto. Com relação à dengue devemos ter um trabalho amplo e continuado em três setores: o controle mecânico de reservatórios, o controle químico e principalmente o trabalho educativo e informativo junto à população. Evitar é o melhor remédio para dengue, e toda a população deve ter muita atenção para não ter criadouro da dengue dentro de suas casas, onde atualmente é nosso principal foco, principalmente em lavanderias”, reforça a coordenadora.

Para Vanderlei Gomes, agente de Endemias do município que participou da capacitação, o profissional deve se profissionalizar constantemente nessa área. “Os profissionais de saúde devem se profissionalizar e se adequar, pois as tecnologias vão mudando e é de grande importância termos esse tipo de capacitação. Assim prestamos um trabalho melhor para a comunidade e isso é bom para todos”, enfatizou.

Vanderlei Gomes, agente de Endemias do município