São Cristóvão Mais Iluminada: moradores dos povoados Bonfim e Arame I destacam melhorias realizadas pela Prefeitura

14/01/2021 - 17:49 Atualizado há 1 dia

A marisqueira Stefanie Santos da Silva sai de casa quase todos os dias às 3h para realizar suas atividades laborais. Por medo da escuridão em que as ruas do povoado Bonfim se encontravam, ela necessitava da ajuda do seu marido para acompanhá-la pelo trajeto entre sua residência e o ponto de ônibus. Pensando na qualidade de vida da Stefanie e dos outros moradores, a Prefeitura de São Cristóvão realizou melhorias em toda rede de iluminação pública do povoado.

Através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), a Prefeitura instalou a rede de baixa tensão, novos postes e 38 novos pontos de iluminação em LED, o que resultou em um investimento de R$ 115.621,13. “Agora tá tudo perfeito, foi uma grande mudança para gente. Antes eu saía 3h para pegar ônibus e era tudo escuro, mas agora melhorou muito, não preciso mais que o meu marido vá comigo pelo caminho, já posso ir sozinha. A noite também fica mais tranquilo para as crianças que saem para brincar”, afirma Stefanie.

Foram mais de R$ 100 mil investidos na iluminação do povoado Bonfim

Outro local beneficiado pelas ações da Prefeitura foi o Arame I. Lá, houve a implantação de 19 novos pontos e a iluminação em LED está todo o povoado. Ao todo, são 39 novas luminárias que tem contribuído para a qualidade de vida e sensação de segurança dos moradores da localidade. “As pessoas estão mais seguras para sair de casa a noite. Quem trabalha na maré e chega tarde em casa também não fica com medo. Está ótimo aqui. A iluminação está aprovada”, destaca a marisqueira Percília dos Santos.

Maria Edna dos Santos, que também é moradora do Arame I, reconhece as mudanças positivas realizadas no povoado que reside. “Antes as lâmpadas que tinham aqui eram aquelas amarelas (vapor de sódio), que não iluminavam tanto. Agora ficou muito bom porque a rua tá mais iluminada, eles colocaram iluminação na esquina aqui que era muito escuro e agora ficou maravilhoso”, aponta a dona de casa.

Povoado Arame I está todo iluminado em LED

São Cristóvão Mais Iluminada

Recentemente a Prefeitura também instalou 33 novas luminárias LED na estrada do povoado Pedreiras. O local também teve melhorias na Praça da Igreja, na rua principal do povoado e na Travessa da Igreja. Naquela região, mais precisamente no povoado Tinharé, foi feita a substituição de 11 luminárias de vapor de sódio para lâmpadas de LED.

As melhorias também chegaram ao povoado Pedreiras

Todas essas melhorias integram o programa ‘São Cristóvão Mais Iluminada’, que tem garantido uma iluminação mais qualificada para os moradores dos bairros do município e dos povoados, levando o que há de mais moderno na área para todos os cantos da Cidade Mãe.

De acordo com o engenheiro eletricista da Semsurb, Bruno da Hora, a intenção é expandir o programa para cada vez mais locais do município. “A iluminação em LED sem dúvidas melhorou 100% a realidade de quem mora nesses povoados. As lâmpadas de LED além de possuírem uma qualidade melhor, de iluminarem mais, elas contribuem diretamente para redução do consumo e de manutenções, o que beneficia o município”, explica o engenheiro.