Parceria entre Prefeitura de São Cristóvão e RETREND Brasil realiza tratamento em pacientes com retinopatia diabética identificada

11/04/2024 - 21:41 Atualizado há 23 horas



O projeto “Cidade Mãe Cuida: Cuidando dos Usuários com Diabetes” tem ofertado exames oftalmológicos para pacientes diabéticos desde março deste ano em São Cristóvão. Com a indicação dos primeiros resultados, os pacientes com retinopatia diabética - lesão ocular causada pela diabetes, em que os vasos sanguíneos na retina podem deixar escapar líquido e sangue, afetando a visão do paciente - passarão a receber tratamento gratuito. Nesta quinta-feira (11), duas usuárias identificadas no primeiro grupo de exames iniciaram os atendimentos em uma clínica particular da capital.

 

As sessões de laser para retina foram ofertadas pelo RETREND Brasil - “Prevalência de Retinopatia e Doença Renal do Diabetes no Brasil”, um projeto de pesquisa nacional que visa estimar a prevalência de duas condições de saúde relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM): a retinopatia diabética (RD) e a doença renal do diabetes (DRD). A aplicação do projeto na Cidade Mãe é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

 

A diretora de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde do município, Sayonara Carvalho, destaca que São Cristóvão foi escolhida como referência no nordeste para esta pesquisa, e, por meio dela, os pacientes com indicação de retinopatia diabética terão acesso ao tratamento, garantindo a conclusão do ciclo da pesquisa, que engloba a identificação, realização, tratamento e monitoração.

 

“Nessa parceria exitosa na Cidade Mãe, estamos capacitando todos os profissionais enfermeiros no cuidado das lesões da Doença do Pé relacionada ao Diabetes, para que o cuidado integral em rede chegue aos nossos usuários. Com um total de 480 usuários beneficiados, a pesquisa segue até 10 de maio em nossa rede de saúde”, afirma a diretora.

 

Sayonara Carvalho, diretora de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde do município

 

Os 480 usuários foram selecionados pelo atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde, seguindo os critérios de urgência de diagnóstico e tratamento. Os mutirões de atendimento com os exames para esses pacientes continuam ocorrendo às sextas-feiras, em diferentes unidades do município, contemplando todas as suas cinco macroáreas de saúde.

 

Dr. Gustavo Melo, oftalmologista especialista em retina e coordenador local do RETREND Brasil, explica que em pessoas diabéticas com comprometimento de retina, é possível desenvolver uma forma mais avançada de retinopatia diabética, uma forma proliferativa que requer tratamento com laser para cauterizar os vasos sanguíneos e diminuir a chance de sangramento ou mesmo descolamento de retina.

 

“Essas são as causas principais de baixa divisão importante e irreversível que o diabetes pode causar. O laser é o principal tratamento que previne a cegueira pelo diabetes. Então, é fundamental para quem tem essa complicação de diabetes, da retinopatia diabética, ser tratado preventivamente e precocemente para evitar que aconteça algum comprometimento irreversível da visão”, ressalta Dr. Gustavo.

 

Dr. Gustavo Melo, oftalmologista especialista em retina e coordenador local do RETREND Brasil

 

Além da retinografia, exame ocular que detecta a retinopatia diabética, estão sendo ofertados pelo projeto exames de sangue capilar para realização da Hemoglobina Glicada e Creatinina; exames de urina com medição de Albuminúria e Creatinúria, para detecção de função renal e Doença Renal no Paciente Diabético; e o exame do Pé Diabético, para evitar amputações e sequelas decorrentes.

 

Acácia Santana, usuária do SUS São Cristóvão, está esperançosa em ter sua visão melhorada com o tratamento: “Há um mês fiz os exames e hoje começo o tratamento. É muito bom ter esse benefício, graças a Deus que livrou a gente de ter que pagar. Tenho diabetes há 22 anos e já fiz cinco cirurgias nos olhos. Agora vou fazer a aplicação de laser”.

 

Acácia Santana, usuária do SUS São Cristóvão

 

Outra paciente a receber tratamento, Simone Fiel está feliz pela oportunidade de ter acesso a uma melhora da sua saúde com gratuidade, pois está sem trabalhar e não poderia arcar com as sessões. 

 

“É uma oportunidade única. Estava na dúvida entre fazer um plano dentário com ou ir para o oftalmologista, porque como eu sei que já tenho diabetes e tive um problema na visão uns dois ou três anos atrás. Na época foi caro para fazer exame, gastei um dinheirão e eu trabalhava. Agora que preciso vou poder fazer gratuitamente”, comemora a paciente.

 

Simone Fiel, usuária do SUS São Cristóvão

 

 

Fotos: Dani Santos e Clara Dias