Infraestrutura: População reconhece trabalho da Prefeitura de São Cristóvão

14/09/2021 - 16:52 Atualizado há 33 minutos

Rua Firmino Góes (Travessa E1 no Rosa Maria)

Moradores de São Cristóvão elogiam as obras estruturais que estão acontecendo na cidade, a partir de um trabalho da administração municipal, que vem mudando a realidade de ruas e avenidas, proporcionando assim mais conforto tanto a quem reside quanto a quem utiliza as via públicas para a locomoção. Nas últimas semanas, a Prefeitura de São Cristóvão, através das Secretarias de Infraestrutura, Serviços Urbanos e da parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vem recuperando e construindo ruas e avenidas sancristovenses, em diversas frentes de trabalhos distribuídas tanto na área urbana quanto nos povoados.

Ponto turístico do Centro Histórico, o Catamarã vem passando por um processo de recuperação de área, o que será refletido no cotidiano dos comerciantes, pescadores e visitantes. “Há quatro meses estou proprietário de um bar aqui no Catamarã e via que a região precisava de uma recuperação na parte da rua. A prefeitura fez um trabalho de drenagem e regularizou o calçamento, e já podemos notar que o local vem melhorando seu aspecto, e isso será muito mais favorável para nós, que trabalhamos aqui, e para atrair mais clientes para essa região”, disse.

José Teixeira dos Santos, pescador há 30 anos, também elogiou a recuperação granítica do local. Ele faz parte do grupo de 40 pescadores que usam a região do Catamarã como seu cotidiano de trabalho. “Vai ficar mais fácil o acesso, porque antes ficava jorrando água e formando poças, as pessoas não queria descer dos carros para visitar o Catamarã. A situação já está melhor, nós que pescamos e usamos o atracadouro precisávamos de um espaço mais adequado para nossas pescas, e notamos que a prefeitura vem trabalhando para nos proporcionar mais comodidade”, frisou.

José Teixeira

Ariosvaldo Messias Santos

Para Ariosvaldo Messias Santos, morador da Travessa Principal do povoado Pedreiras, a obra ainda nem foi concluída, mas as melhorias já podem ser vistas. “Essa travessa é longa, e o pessoal já pavimentou praticamente tudo. Antes, nós tínhamos que conviver com buracos, acúmulo de água na porta de casa. Minha casa fica mais abaixo, então, quando chovia enchia, porque não tinha drenagem estrutura de drenagem aqui. Agora vejo muita mudança, estamos vendo a prefeitura trabalhar também para nos dar um local mais acessível”, analisou.

José Batista dos Santos, que trabalha na obra, contou que os moradores estão elogiando bastante. “Estamos há mais de dois meses trabalhando aqui e ouvindo o povo agradecer ao que vem mudando nessa localidade. É uma rua nova, o que trará maior mobilidade aos moradores”, disse ele, que foi contratado pela Codevasf para trabalhar na pavimentação. A prefeitura de São Cristóvão e a Codevasf possuem histórico de parcerias tanto para a execução de obras (oriundas de emendas parlamentares) quanto no recebimento de doação de maquinário.

Na região do Grande Rosa Elze, a população também vem reconhecendo o trabalho da gestão, no tocante às obras de infraestrutura. “Aqui era um chiqueiro. Entrava gestor saia gestor e nada era feito, diziam que ia fazer e nada, mas hoje temos outra realidade. É preciso agradecer à prefeitura por termos uma rua decente, com sistema de drenagem feito, e nada mais de lama, só pavimentação. Está do jeito que a gente merece”, enfatizou Marlúcia Santos, que reside no Rosa Maria há nove anos.

O prefeito Marcos Santana explicou que todo o processo de recuperação e construção de ruas e avenidas tem como razão melhorar a vida da população. “Realizamos obras com recursos próprios e através de parcerias que sempre geram benefícios para nossa cidade. Sempre dizia que a nossa principal obra não era de cimento e pedra, mas sim a recuperação da autoestima do nosso povo. Hoje podemos dizer que nossa cidade recuperou a autoestima dos nossos cidadãos, e que estamos sim construindo obras de cimento e pedras que darão mais conforto e dignidade aos nossos moradores, dialogando também com o atrativo turístico, uma vez que nosso município é referência neste setor. Estamos fazendo obras que nunca foram feitas, construindo ruas que eram necessárias e que precisávamos para a nossa cidade ficar mais moderna e funcional. Estamos trabalhando para São Cristóvão crescer cada dia mais, sendo uma cidade referencial para o nosso Estado”, concluiu.

Região do Catamarã

Obra na Travessa do povoado Pedreiras

Fotos: Heitor Xavier/ Dani Santos.