Imuniza Cidade Mãe: São Cristóvão inicia campanha de vacinação contra Influenza

25/03/2024 - 18:24 Atualizado há 19 horas



Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão, através da Coordenação de Imunização, dá início a Campanha de Vacinação contra Influenza 2024. Também conhecida como vacina da gripe, o imunizante será disponibilizado para grupos prioritários em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

 

A campanha foi iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o país, sendo antecipada por conta do aumento da circulação de vírus respiratórios no território nacional. Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, é esperado que a vacinação contra Influenza se estenda até dia 31 de maio e em breve seja aberta ao público geral.

 

 

A coordenadora de Imunização de São Cristóvão, Ana Therezinha Marques, explica que o objetivo da vacinação é reduzir os riscos de internação e complicações pelo vírus da Influenza, e, portanto, é importante proteger primeiramente os públicos prioritários por serem mais suscetíveis aos agravamentos da doença.

 

“Todos os grupos prioritários podem procurar a unidade de saúde mais próxima. Nós temos unidades com horário estendido, até às 19 horas, e temos unidades que funcionam até às 16 horas. Em todas as UBS, temos não só a Influenza, que estamos em campanha, mas todas as outras vacinas do calendário do Ministério da Saúde. Então, venha fazer sua parte e ajudar a proteger a Cidade Mãe contra os vírus e as doenças”, convida a coordenadora.

 

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização de São Cristóvão

 

Entre os grupos prioritários, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores; pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (diabéticos, hipertensos, transplantados, pessoas com doenças cardíacas, renais, hepáticas, etc); pessoas com Deficiências Permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo; entre outros. É estimado que, em São Cristóvão, 30 mil pessoas estejam entre esses grupos.

 

 

Para o lançamento da campanha, Sara Travassos, gerente da UBS Bruno Kaique, no bairro Madre Paulina, organizou junto com a equipe da unidade um café da manhã para recepcionar a população, que foi mobilizada com antecedência através dos grupos virtuais de diálogo mantidos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 

“Os ACS divulgam a campanha conosco e fazem muito bem esse diálogo com a população para que a vacinação seja amplamente divulgada, fazendo com que possamos bater nossas metas anuais de vacinação e protejamos toda a comunidade. Dessa vez, foi aberta a disponibilidade para um grupo grande, por isso acredito que neste ano vamos bater todas as metas”, espera a gerente.

 

Sara Travassos, gerente da UBS Bruno Kaique

 

A vacina contra Influenza oferecida no SUS é trivalente, ou seja, protege a população de três tipos de vírus: as variações dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B, que causam epidemias sazonais com sintomas semelhantes aos outros vírus, como febre alta, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular.

 

Diana Vieira, usuária do SUS São Cristóvão, levou sua filha Lorena para se vacinar contra a Influenza e ressalta a importância de proteger as crianças da cidade contra todas as doenças. “Sempre acompanho as campanhas de vacinação. Quando divulgam que tem vacina, já corro para vacinar ela” afirma a mãe de Lorena.

 

Diana Vieira e sua filha Lorena, usuárias do SUS São Cristóvão

 

Outra usuária do SUS que aproveitou a abertura da campanha para se proteger contra a gripe foi Cláudia Lima, que tem Doença de Chron - uma doença intestinal inflamatória autoimune e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo. Como portadora de doença crônica não transmissível, Cláudia faz parte dos grupos prioritários e explica que, às vezes, pessoas com a mesma doença que ela deixam de tomar a vacina por falta de informação, mas devem procurar seus médicos para ter um parecer e se proteger contra a Influenza.

 

“Para tomar a vacina hoje, eu tive que fazer toda essa triagem, mas estou aqui chamando a atenção da população para não deixar de se vacinar. Como tenho uma doença autoimune, no caso da Doença de Chron, eu tomo a minha vacina de Influenza anualmente, porque os médicos já liberaram. Então, todos os pacientes que têm uma doença crônica, como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes, asma, entre outras, vai o alerta que não deixe de se vacinar, que todas unidades estão abertas”, reforça Cláudia.

 

Cláudia Lima, usuária do SUS São Cristóvão

 

Confira abaixo os locais onde se vacinar em São Cristóvão.



  • Unidades de Saúde do Programa Saúde na Hora, das 7h da manhã até às 19h, de segunda a sexta:

 

UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)

UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)

UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria)

UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico)

UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia)

UBS Bruno Kaique (Madre Paulina)



  • Locais de vacinação, com funcionamento das 7h às 16h, de segunda a sexta:

 

UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado)

UBS Sinval José de Oliveira (Lauro Rocha)

UBS Tânia Santos Chagas (Povoado Colônia Miranda)

UBS José Rodrigues Amado (Jardim Universitário/Marcelo Déda)

UBS Luiz Alves (Luiz Alves)

UBS Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha)

UBS Maria Luiza dos Santos Nascimento (Povoado Cabrita)

UBS Maria Alice Freire (Povoado Pedreiras)

UBS Manoel Juvino Santos (Povoado Cardoso)

UBS Parque Santa Rita (Parque Santa Rita)

UBS Maria de Lourdes Alves (Povoado Feijão)

UBS Maria de Lourdes Cruz (Povoado Rita Cassete)

UBS José Macário (Várzea)

UBS Laudelina Lima de Andrade (Povoado Caipe Velho)

 

Fotos: Dani Santos