Curso de formação para Guarda Municipal, alinhado às diretrizes nacionais, inicia hoje em São Cristóvão

22/04/2024 - 17:59 Atualizado há 16 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio de contrato com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), deu início nesta segunda-feira (22) ao curso de formação para os candidatos aprovados ao cargo de Guarda Municipal. Esta etapa é fundamental para os futuros profissionais que atuarão na área, seguindo as diretrizes da matriz curricular nacional estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, conforme previsto na Lei Nº 13.022, de 8 de agosto de 2014.

Para Gabriela Moura, assessora jurídica da prefeitura, esta etapa do curso é de extrema importância, pois representa a última das etapas no processo de seleção da Guarda Municipal e marca a estruturação da guarda conforme as diretrizes estabelecidas pela União. "Por isso, a nossa guarda tem sido uma das pioneiras, inclusive no país, a instituir sua formação seguindo as diretrizes contidas na Matriz. Após um esforço de mais de um ano, estamos aderindo a essas diretrizes e fornecendo aos candidatos essa formação. Todas as etapas foram fundamentais para habilitá-los", explicou.

Gabriela Moura, assessora jurídica da prefeitura

Mônica Silveira, superintendente executiva de administração da Secretaria Municipal de Governo e Gestão (Segov), destacou que este foi o maior concurso da história da Prefeitura de São Cristóvão, abrangendo diversas áreas, incluindo a Guarda Municipal. "Nossa previsão é que até o final de setembro homologuemos o concurso com o resultado final", informou.

Mônica Silveira, superintendente executiva de administração da Segov

Ainda de acordo com Mônica, o curso será dividido em seis  módulos distintos, com carga horária total de 470  horas, abrangendo disciplinas teóricas e práticas, além de um ciclo de palestras. “Esta formação é de suma importância para a prática diária da função, proporcionando aos guardas municipais o conhecimento necessário para desempenhar suas funções de maneira eficiente, garantindo mais segurança e proteção à população do município”, reforçou.

Para o prefeito Marcos Santana, este curso representa um marco para a segurança pública do município. "Investir na formação desses profissionais é de suma importância para fortalecer nossa Guarda Municipal. As etapas anteriores também desempenharam um papel fundamental na seleção e preparação dos profissionais mais capacitados, o que nos permite oferecer mais segurança e tranquilidade à população de São Cristóvão", afirmou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão / Foto: Heitor Xavier