Crianças da Unidade de Acolhimento Nossa Senhora da Vitória visitam circo em Aracaju

27/09/2021 - 13:46 Atualizado há 4 dias



Aos poucos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) vem retomando a programação externa dos acolhidos que fazem parte da Unidade Nossa Senhora da Vitória. No último sábado, 25, as crianças foram conferir o espetáculo do Circo Maximus, em Aracaju. A tarde de diversão fez parte da programação de acesso às áreas públicas, o que contribui para a interação social.

 


A turma, que já tinha visitado o Horto (Povoado Rita Cacete) na última semana, desta vez viajou até a Capital, para curtir um sábado com programação cultural. A comitiva formada por 11 pessoas garantiu o acesso das crianças e adolescentes, com total apoio e segurança contra a covid-19.

 


“Essas crianças passaram muito tempo dentro da nossa Unidade de Acolhimento por conta da covi-19, e esses passeios representam a retomada das atividades externas com os acolhidos. Essas saídas estão programadas para acontecerem mensalmente, porém, devido à proximidade do mês das crianças iremos fazer atividades externas semanalmente, como forma de mostrar a essas crianças e adolescentes que eles podem ter acesso a espaços públicos como qualquer outra pessoa”, pontuou a coordenadora da Unidade de Acolhimento Nossa Senhora da Vitória, Rafaele da Costa França.

 


Rafaele pontuou ainda que essas pequenas viagens e visitam fazem parte da efetivação e garantia de direitos, neste caso do Direito ao Lazer e Convivência Comunitária, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Foi um dia muito esperado por todos, desde o acolhimento dos funcionários até aos acolhidos. Sabemos que o lazer interfere de forma positiva na qualidade de vida, e melhoria da saúde das pessoas e, principalmente, em casos de pessoas acolhidas. Entendemos que essas atividades são essências tanto para eles quanto para os cuidadores, como forma de descontração, construção social, vivências e memórias de alegria”, concluiu a coordenadora.

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier.