Volta às aulas: Ano letivo começou nesta segunda-feira nas escolas da Rede Municipal

05/02/2024 - 18:19 Atualizado há 2 horas



 

O ano letivo começou esta semana nas escolas da Rede Municipal de São Cristóvão. Atualmente, cerca de 7900 alunos estão matriculados nas 31 unidades escolares da Cidade Mãe. Junto ao número de matrículas e de estudantes, a expectativa da gestão municipal é manter o crescimento do desempenho escolar, que têm alcançado ótimos resultados a cada ano. 

 

A secretária de educação, Deise Barroso, explica que a cada semana o número de matrículas cresce, atendendo às demandas educacionais da cidade. Deise também pontua que além do compromisso de incluir a população  na escola, a pasta segue neste ano um rigoroso planejamento para seguir elevando o aprendizado dos alunos.



“Nós crescemos muito em aprendizagem no ano passado, alfabetizamos mais de 80% da rede. Esse ano nós queremos consolidar as habilidades próprias de cada série, para reduzir o analfabetismo e fazer nossos alunos aprenderem muito mais. Por isso, promovemos  formações continuadas com os professores porque se a escola não tiver aprendizado, ela se torna ineficiente”, destacou. 

 


Deise Barroso, secretária de educação

 

 

O planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed) prevê nesta primeira semana de aula a conclusão do processo de licitação dos programas escolares para, depois do carnaval, iniciar o ano letivo com os materiais didáticos, a execução do Programa Educa Mais São Cristóvão e o Programa de Educação Infantil. 

 

As escolas também vão contar com novidades este ano, como o diário eletrônico, que os professores vão utilizar de forma informatizada, através de dispositivos eletrônicos. Outra iniciativa importante é o programa de reconhecimento facial Ponto ID, que vai auxiliar no monitoramento da frequência escolar. 

 

Na escola Tia Marinete, no Centro Histórico, que conta com alunos entre 3 e 5 anos, a diretora, Edvânia Dantas, destaca a estrutura preparada para receber com conforto a comunidade escolar: “Nós preparamos tudo. A escola está reformada, equipada, pronta para receber os alunos”. 

 

 

Edvânia Dantas, diretora

 

 

Escola Tia Marinete

 

Já a professora Mêire Siqueira conta que durante a primeira semana serão realizadas atividades mais leves para a melhor ambientação. A ideia é que eles possam se divertir enquanto aprendem. A professora também ressaltou a satisfação com o reencontro com os alunos. 



“Para mim foi uma satisfação poder rever os alunos. É muito bom saber que eles estão dando continuidade aos estudos. Para nós professores, é necessário dar o nosso melhor, com carinho e dedicação, porque sabemos a importância desse momento para o futuro deles”.

 

 

Mêire Siqueira, professora e os alunos da turma

 

Entre os alunos presentes, o primeiro dia de aula foi de diversão e interação com os novos colegas, como relatam Pedro Henrique e Levi Cruz. 

 

“Eu gostei muito do primeiro dia. Brinquei, conheci meus colegas e me diverti bastante”, celebrou Pedro Henrique. 

 

 

Pedro Henrique, estudante (ao centro)

 

 

“Foi bom o dia. Ganhei lanche, brinquei com a tia. Estou feliz de estar na escola”, contou Levi Cruz. 

 


Levi Cruz, estudante

 

 

 

Fotos: Dani Santos.