Unidade Básica de Saúde e Urgência 24h: conheça a diferença e quando acessar cada serviço

10/06/2022 - 11:48 Atualizado há 53 minutos



Quando falamos em serviços de saúde ofertados pelo município, é necessário compreender a diferença entre os serviços básicos de saúde e os serviços de urgência. Isso porque cada serviço compreende um atendimento específico para necessidades diferentes do usuário.

 

 

Os serviços básicos de saúde são ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde, as chamadas UBS, que eram antigamente conhecidas como Postos de Saúde. Essas unidades são estabelecimentos de Atenção Primária ou Atenção básica, ou seja, o primeiro nível de atenção em saúde. São também a "porta de entrada" dos usuários no SUS, geralmente sendo o primeiro ponto de contato entre a comunidade e os serviços de saúde.

 

 

 

 

 

São Cristóvão possui 20 Unidades de Saúde distribuídas entre na zona urbana e na zona rural. Confira todas elas e seus endereços neste link: https://www.saocristovao.se.gov.br/orgaos/sms/unidades_saude

 

 

Já as Unidades de Emergência possuem uma oferta de serviço para atendimentos mais graves, quando a pessoa necessita de assistência médica imediata. São Cristóvão possui uma Unidade de Emergência 24h, que fica localizada no bairro Eduardo Gomes, na Avenida Marginal.

 

 

Urgência 24h, bairro Eduardo Gomes

 

 

 

QUANDO BUSCAR A UNIDADE DE SAÚDE (UBS)

 

 

Deve-se buscar as UBS em caso de atendimento de pequenas urgências, ou outros problemas que não colocam a vida em risco. Como por exemplo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUANDO BUSCAR A URGÊNCIA 24H

 

Deve-se buscar a Unidade de Emergência 24h quando houver situações mais graves, que implicam em risco imediato de morte, como por exemplo:

 

 

 

 

 

Serviço Porta Aberta

 

Tanto a Unidade de Emergência 24h quanto as Unidades de Saúde UBS de São Cristóvão possuem o sistema de porta aberta, ou seja, aquele sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento.

 

 

O cidadão pode ir então no horário de funcionamento da Unidade e ser atendido de acordo com a classificação de risco à vida, que é uma avaliação inicial do paciente para determinar a necessidade de um atendimento mais urgente.

 

 

 

Classificação de risco

 

 

 

Horário de atendimento das UBS e Urgência

 

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) em São Cristóvão funcionam de 7h às 16h (com intervalo para almoço de 12h às 13h), e algumas funcionam de 7h às 19h. São elas:

 

💉 UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)

💉 UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)

💉 UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria)

💉 UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico)

💉 UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia)

 

 

Já a Urgência 24h, como o próprio nome diz, possui atendimento ininterrupto, funcionando 24 horas por dia.

 

 

Documentação necessária

 

Tanto para a Unidade de Saúde (UBS) quanto para a Urgência 24h é importante ter em mãos os seguintes documentos:

 

  • - Documento oficial de identificação com foto
  • - Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS)
  • - Recomenda-se levar o comprovante de residência (não obrigatório)
  •  
  • Observação: Para pessoas em situação de rua esses documentos não são exigidos.