SMS realiza ação solidária no lar de idosos Isaias Gileno Barreto

14/12/2023 - 14:20 Atualizado há 1 minuto

No fim de tarde da última quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) realizou uma ação solidária para os idosos do Lar Isaias Gileno Barreto. A ação, que foi organizada em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), contou com aferição de pressão arterial, medição de glicemia, atividades físicas, entrega de presentes aos idosos, sorteios e lanches.

O Lar Isaias Gileno Barreto acolhe idosos desde 1981, atualmente apoia 29 usuários e conta com 15 funcionários que trabalham com o objetivo de dar conforto e alegria para os residentes em seu espaço.

Segundo Renata Pereira, ouvidora da saúde e uma das organizadoras da ação, a ideia partiu de uma mensagem recebida na ouvidoria e, após uma conversa com o CREAS, foi organizada a visita com o objetivo de promover essa ação de solidariedade.

“A intenção realmente era proporcionar um momento de acolhimento, de recreação, de carinho para esses idosos que lá residem. A ação contou com a participação de voluntários e de trabalhadores da Secretaria de Saúde que se dedicaram, deram a sua solidariedade, deram um pouco de amor e também fizeram doações de presentes para que pudéssemos doar aos idosos do lar. A recepção foi linda e agradeço a todos que se reuniram para tornar esse momento ainda mais feliz para eles”, agradece Renata.

Renata Pereira, ouvidora da saúde

Layne Priscila, coordenadora do CREAS, explica que o Centro faz visitas frequentes ao lar de idosos e já realizou ações em outros momentos, como, por exemplo, no Dia das Mães. “Vimos a necessidade dos idosos de ter momentos de descontração, de carinho, desse acolhimento. O CREAS geralmente vem avaliar a questão do abandono dos idosos, que muitas vezes são abandonados pelas famílias, e isso é uma violação do direito da pessoa idosa, então o CREAS, juntamente com dona Gilda, vem intervir nessa necessidade”, conta.

Layne Priscila, coordenadora do CREAS

Gilda Barreto Santana é fundadora do Lar Isaias Gileno Barreto e criou o local a partir de uma promessa divina para curar a sua filha, que, quando pequena, foi diagnosticada com leucemia. Infelizmente, a filha de Gilda faleceu, mas ela seguiu cuidando dos idosos e há mais de 40 anos mantém o lar para recebê-los da melhor maneira.

“Hoje o lar vive com a ajuda de voluntários, amigos, doações e muito amor e carinho. Os idosos são muito felizes aqui e eu também. E para contribuir, trazer outras ações e atividades, é só vir falar conosco, estamos de portas abertas”, destaca Gilda.

Gilda Barreto Santana, fundadora do Lar Isaias Gileno Barreto

Para a entrega de presentes, foi feita uma consulta prévia do que os idosos do lar gostariam de ganhar, e cada servidor da SMS adotou um presente para contribuir. Na hora da distribuição, os idosos se alegraram em receber os presentes pedidos, como José Nascimento, que pediu um relógio dourado.

“Eu amo todos vocês. Vamos fazer o bem para receber o bem. Aqui recebemos amor, caridade e contribuição. Agradeço muito a Jesus e dona Gilda por fazer o bem para nós”, afirma José.

José Nascimento, morador do lar

A moradora Lidia Llanos veio da Bolívia e mora no Lar há 23 anos. Animada, ela conta que adorou a festa, a música e os lanches, e se deliciou em comer caruru. “Eu adoro aqui, adoro receber vocês, não deixo aqui por nada”.

Lidia Llanos, moradora do lar

A coordenadora de Doenças Crônicas e Não Transmissíveis, Rosely Mota, destaca que também houve uma mobilização entre as referências técnicas da saúde do idoso e de educação física para realizar atividades.

“Assim conseguimos ofertar aferição de pressão artéria verificação de glicemia, lanche adaptado às necessidades de saúde dos idosos e atividades lúdicas para a questão da saúde mental. A ideia é que continuemos a fazer essas atividades e que essa ação não seja pontual, especialmente trazendo profissionais de educação física para os idosos e para as cuidadoras, que têm atividades laborais em que levantam muito peso”, afirma a coordenadora.

Rosely Mota, coordenadora de Doenças Crônicas e Não Transmissíveis