SMS de São Cristóvão realiza Planejamento anual com proposta de ações para 2022

18/04/2022 - 18:13 Atualizado há 3 dias

A Programação Anual de Saúde (PAS) foi iniciada na última quarta (13) pela secretaria de saúde de São Cristóvão e está em vias finalização com a definição de metas e ações para o ano de 2022. A Programação Anual de Saúde (PAS) constitui-se em um dos instrumentos de gestão do SUS e apresenta de forma sistemática as ações necessárias para atingir as metas propostas no Plano Municipal de Saúde (PMS).

Participaram do planejamento as Diretorias e Coordenações da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão e também representantes do Conselho Municipal de Saúde. “Essa estratégia tem sido utilizada para a discussão em coletivo, de modo que as metas anuais possam ser atingidas a partir da adequação e validação das ações com as coordenações responsáveis pelo desenvolvimento das mesmas”, afirmou Marília Alves, Coordenação dos Instrumentos de Gestão do SUS de São Cristóvão.

As ações previstas devem estar alinhadas com as Diretrizes, Metas e Prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, de forma a garantir o recurso orçamentário para a sua execução. Busca-se com o planejamento anual atingir os indicadores utilizados para o monitoramento e avaliação da execução das ações, assim como o resumo da previsão orçamentária necessária para atingir os objetivos e metas pactuadas anualmente.

“O SUS São Cristóvão incorporou ao modelo de gestão municipal, diversas estratégias que visam garantir o acesso universal aos serviços de saúde, a integralidade das ações da Atenção Primária à Saúde, a priorização da prevenção de doenças e agravos e a promoção à saúde através do fortalecimento dos sistemas de avaliação apropriados, que por sua vez informatizados, levem em consideração a pactuação de metas validadas em conjunto com a comunidade envolvida”, explicou Caroline Anunciação, Diretora de Planejamento em Saúde de São Cristóvão.

Diretora de Planejamento em Saúde de São Cristóvão

“Busca-se, assim, o rompimento das desigualdades e a garantia do objetivo maior de garantir uma melhor qualidade de vida à população sancristovense, considerando a sustentabilidade das ações e o fortalecimento do controle social nas tomadas de decisão”, complementou ela.

O resultado do planejamento anual 2022 será avaliado periodicamente através dos Relatórios de Gestão (Quadrimestrais e Anuais), que serão apresentados no Conselho Municipal de Saúde e na Câmara Municipal de Saúde.

Fotos: Heitor Xavier