Seminário de Vigilância Socioassistencial é realizado para capacitar profissionais da Semas

09/06/2023 - 20:26 Atualizado há 1 dia

Profissionais de diversas áreas da rede municipal de Assistência Social participaram nesta semana de um seminário de Vigilância Socioassistencial. O evento aconteceu no auditório do SergipeTEC, e contou com a palestra de Maria Luiza Amaral Rizzoti, reconhecida com uma das principais pesquisadoras e referência na área da política de Assistência Social do Brasil.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha, a atividade faz parte do plano de educação permanente da Semas e foi realizada mediante uma emenda parlamentar concedida pelo ex-deputado estadual Iran Barbosa. “Além de aumentar nossa capacidade de atendimento à população, nós precisamos sempre estar qualificando o atendimento que ofertamos, e isso se dá através da capacitação permanente dos profissionais que oferecem esses serviços”, detalhou.

Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social

Foram trabalhados a importância da presença da vigilância socioassistencial na política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e realizadas dinâmicas sobre as realidades dos territórios de São Cristóvão. Segundo Maria Luiza Rizzoti, “o tema do seminário é uma parte integrante da política de assistência social, que permite que sejam construídas informações, assessorar o planejamento, monitorar o que está sendo feito, e permite trazer à tona conhecimentos da realidade local que a sociedade não conhece. Então é fundamental essa preocupação da secretaria em ter a formação desses profissionais que atuam na rede”.

Ainda conforme a palestrante, a atividade foi fundamental para promover a integração entre a equipe. “Aqui estão todos os profissionais do SUAS, como psicólogos, educadores, assistentes sociais e profissionais da política da política de segurança alimentar, inclusão produtiva do município, além de funcionários de Aracaju e do Estado que vieram conhecer esse processo de formação”, explicou Maria Luiza Rizzoti.

Maria Luiza Rizzoti, palestrante

Juliane Santos, assistente social do CRAS Gilson Prado, no Rosa Elze, foi uma das profissionais que participaram da capacitação. Para ela, é fundamental que as equipes da Semas estejam cada vez mais capacitadas para que assim possam levar um trabalho mais qualificado à população sancristovense.

Juliane Santos, assistente social do CRAS Gilson Prado

“Essas capacitações qualificam a gente naquilo que muitas vezes, por estarmos só na prática e distanciados da parte teórica, nós não temos aquele conhecimento para agregar. Essa educação permanente é importante para a gente se atualizar, se reciclar. Quando a Prefeitura pensa em algo assim, trazendo profissionais para nos orientar, nós saímos daqui fortalecidos”, destacou a assistente social.