Semed realiza nova formação para professores visando aprimorar o nível de educação na rede municipal

18/09/2023 - 16:39 Atualizado há 3 horas



 

Em constante busca por uma educação de excelência na Cidade Mãe de Sergipe, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) não mede esforços para investir na capacitação contínua de seus educadores. Com esse objetivo, nesta segunda-feira (18) aconteceu mais uma formação para professores do 1º ano. A temática central do encontro girou em torno das áreas do conhecimento de Português e Matemática. 

 

Essa ação reforça o compromisso que a Prefeitura de São Cristóvão tem em proporcionar um ensino de qualidade que esteja com as melhores práticas pedagógicas e as tendências educacionais mais recentes. Através dessas formações regulares, os educadores municipais são empoderados com novas estratégias de ensino, metodologias inovadoras e uma compreensão mais profunda dos conteúdos ministrados. 

 

De acordo com Walléria Macário, diretora pedagógica da Semed, essa qualificação dos professores se baseia em uma tríade: formação, acompanhamento e avaliação. A partir disso, a realização da formação se dá em oito etapas, totalizando em oito formações. “Cada formação é acompanhada pela execução de um caderno. O caderno ofertado pela Associação Bem Comum do nosso programa de Educa Mais São Cristóvão, é um caderno para ser trabalhado por bimestre, então, ao introduzir o caderno, tem-se duas formações, a que inicia esse caderno e a que conclui, e assim sucessivamente até contemplar as oito formações. Atualmente estamos no terceiro caderno”. 

 

 

Walléria Macário, diretora pedagógica da Semed

 

 

Segundo a formadora do 1º ano, Fernanda Moura, a proposta desta formação foi trabalhar os gêneros textuais na alfabetização, para que o professor compreenda a importância dele na alfabetização para que as crianças entendam a função social da leitura. Já na Matemática, foi trabalhado grandezas e medidas dentro de um conceito de medidas padronizadas e não padronizadas, observando as habilidade que são apresentadas no caderno três utilizado em sala de aula. 

 

 

Fernanda Moura, formadora do 1º ano

 

 

“É um encontro importante, pois é um momento que fazemos uma análise, também, dos resultados da rede de um modo geral, e junto com essa análise, trazemos uma reflexão sobre a prática, sobre o que precisa ser olhado com mais cuidado, principalmente agora nos últimos meses no ano, que é sentido a necessidade de um trabalho voltado para a consolidação de habilidades. Os professores trazem sua vivência para o encontro, lançamos alguns questionamentos,  dialogamos e, assim, trocamos experiência”. 

 

 

 

Educadoras 

 

A qualidade do corpo docente é o passo mais importante para o progresso educacional. Ao investir na formação contínua dos professores, a rede municipal de ensino de São Cristóvão está assegurando que os educadores estejam sempre atualizados, entusiasmados e prontos para enfrentar os desafios do ambiente educacional em constante evolução. 

 

Segundo Ana Paula Nascimento, professora na Escola Carinho Maria José Pinto Fontes, o encontro dá mais segurança para trabalhar em sala de aula. “Nós, educadoras, encontramos muitos desafios e quando chegamos aqui, nos sentimos acolhidas. Além disso, a formação nos dá o direcionamento correto para que possamos atingir o nosso objetivo, que é tornar as crianças leitoras”. 

 

 

Ana Paula Nascimento

 

 

Joice Menezes, professora na EMEF Maria de Lourdes Gomes, partilha que é um momento de muito aprendizado e trocas de experiência. “É um momento que podemos tirar nossas dúvidas e aprender com nossos colegas. Percebi também que alguns problemas não são casos exclusivos da minha escola, que é um caso da rede, e nos juntar aqui para discutirmos isso, compartilhar ações que deram certo é valioso”. 

 

 

Joice Menezes

 

 

Fotos: Dani Santos