Semed fortalece o aprendizado através do Simulado Foguetinho como forma de preparação para as avaliações do Saeb e Saese

14/08/2023 - 15:05 Atualizado há 10 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem buscado cada vez mais desenvolver estratégias para elevar a qualidade do ensino do nível fundamental e otimizar o desempenho dos estudantes. Uma destas iniciativas é o Simulado Foguetinho, que busca preparar os alunos dos 2º, 5º e 9º anos para as provas oficiais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que ocorrerão entre 23 de outubro a 10 de novembro. 

 

O principal objetivo dessa iniciativa é avaliar de forma contínua e abrangente as habilidades dos alunos, permitindo que os professores possam personalizar o ensino, concentrando-se nas áreas de maior necessidade e proporcionando um aprendizado mais direcionado. Os simulados também têm a função de familiarizar os estudantes com o formato e a complexidade das questões que irão encontrar nas provas oficiais, contribuindo para a redução da ansiedade e um melhor desempenho. 

 

 

 

 

De acordo com a secretária da Educação, Deise Barroso, o simulado foi intitulado como “Foguetinho” justamente para trazer a alusão de que, através dessa estratégia que acontece quinzenalmente em todas as escolas, o nível educacional do município seja alavancado e esse resultados são gerados através da preparação dos alunos da rede municipal da cidade. “Os alunos recebem lições com habilidades das próprias matrizes das provas oficiais. Esses simulados são um momento oportuno, bom, alegre e é um momento em que vão estar voltados para a sua preparação”. 

 

 

Deise Barroso, secretária da Educação 

 

 

Do mesmo modo, a coordenadora da EMEF Gina Franco, Sara Alves, que estava aplicando o simulado para turma do 9º nesta segunda-feira (14) enfatiza a importância da atividade. Segundo ela, é uma forma efetiva de avaliar as habilidades e os conteúdos que os alunos estão com mais dificuldade, para que o suporte seja reforçado. “Antes da avaliação formativa, esses simulados nos ajudam no diagnóstico do que os nossos alunos estão precisando e dá um suporte. Serve, também, para que eles entendam a dinâmica da prova e não se sintam nervosos quando for a aplicação oficial”. 

 

 

Sara Alves, coordenadora da EMEF Gina Franco

 

 

Os benefícios dos simulados vão além da preparação para as provas oficiais, servem para que a direção da escola possa ter uma visão mais ampla do desempenho dos alunos, ajudando a identificar tendências e áreas que precisam de melhorias no sistema educacional. 

 

Esse é um pensamento compartilhado por Caroline Santos, aluna do 9º de 14 anos da EMEF Gina Franco, e que vem se destacando nos resultados dos simulados. “Eu acho uma forma muito boa. É uma forma que os professores têm de nos avaliar e conhecer o jeito e erros de cada, e assim tentar nos ajudar e nos ensinar ainda mais”. 

 

 

Caroline Santos, aluna do 9º


 

Fotos: Dani Santos