Semed apresenta projetos para a construção de escola no Eduardo Gomes e ampliação da quadra esportiva na EMEF Lourival Baptista

23/08/2023 - 18:01 Atualizado há 9 horas



 

Na manhã desta quarta-feira (23) a Secretaria Municipal da Educação apresentou mais dois projetos arquitetônicos importantes para o município de São Cristóvão. Trata-se da construção da primeira escola municipal no bairro Eduardo Gomes e a ampliação da quadra esportiva da EMEF Lourival Baptista. 

 

Segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, o projeto da escola que contemplará o bairro Eduardo Gomes vem sendo pensado com cuidado desde o início da atual gestão, mas somente agora o projeto foi devidamente avaliado e aprovado. A iniciativa partiu por conta da alta demanda reprimida na região e prevê aproximadamente 1000 alunos. 

 

 

Deise Barroso, secretária da Educação 

 

 

“É um projeto de uma nova escola, de uma grande escola, com estrutura para receber mais de 900 alunos com seus segmentos de educação infantil, anos iniciais e anos finais. Uma das demandas do bairro é uma creche e que será também implementada nessa escola. Será uma obra que mudará totalmente a realidade local no que diz respeito a espaço educativo e que ajudará a todos”, afirma Deise. 

 

De acordo com a arquiteta e urbanista da Semed, Deyse Carinne, o projeto foi pensado para atender toda a demanda da região, desde o infantil até o ensino fundamental. “As crianças irão entrar lá bem pequenos e sair prontos para o Ensino Médio”, complementa. 

 

 

Deyse Carinne, arquiteta e urbanista da Semed

 

 

Deyse adiciona que a estrutura dos ambientes serão setorizados e divididos por blocos: bloco educação infantil, com a bateria de banheiros adaptados para esse público, bem como o bloco ensino fundamental, que também terá a bateria de banheiros adaptados para a necessidade deste público maior. “Além disso, pensamos em utilizar recursos de sustentabilidade como a implantação de placas solares, para a captação de energia solar e a captação de água das chuvas”. 

 

A nova escola municipal terá uma área construída de 1415,02m2, área da quadra de esportes com 453,10m2, 4 salas de educação infantil, 1 sala de berçário, 1 sala de orientação pedagógica/multiuso e 8 salas de ensino fundamental. Cada sala terá, aproximadamente, 50m2.  “Na área externa, além da quadra esportiva que também é um espaço de convívio, iremos implementar parquinho. A escola é trabalhada com uma área de paisagismo”, acrescenta a arquiteta e urbanista. 

 

O prefeito Marcos Santana ressalta que atualmente, naquela região, é utilizado um prédio alugado localizado no bairro Rosa Maria que atende todo o público deste bairro, do Eduardo Gomes e bairros vizinhos, por não haver ainda uma escola própria do município no Eduardo Gomes, que é o maior bairro da cidade. “Nessa nova escola que será construída, teremos todos os equipamentos para atender a demandas do público que utilizará a escola, partindo do infantil até o fundamental. É uma escola que demanda recursos elevados, mas é uma construção de grande importância para todos nós que precisa iniciar imediatamente e atender as demandas daquele bairro”. 

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

 

 

 

Ampliação quadra esportiva 

 

A segunda apresentação concentrou-se na expansão da quadra esportiva da EMEF Lourival Baptista. A proposta visa não somente atender às necessidades das aulas de educação física, mas também criar um ambiente propício para atividades esportivas. “Vamos ampliar aquela quadra, requalificar e colocar coberturas, propiciando um espaço mais adequado para os nossos alunos realizarem suas atividades e ter um espaço de convívio mais prazeroso”, adiciona a secretária da Educação. 

 

Cláudio da Hora, diretor financeiro da Semed, adianta que o município já possui uma parcela dos recursos necessários para as obras. O próximo passo envolve a abertura de licitações, lançar a ordem de serviço e iniciar, de fato, as obras. “O projeto está em fase de preparação e vamos iniciar os processos licitatórios. O processo da quadra tem previsão de meses para ficar pronta, quanto a escola terá um tempo maior, já que além de ser uma construção do zero é uma obra com um porte maior”. 

 

 

Cláudio da Hora, diretor financeiro da Semed

 

 

“Nossa prioridade é oferecer instalações que apoiem o processo de aprendizado dos alunos de maneira adequada. Esses projetos representam nosso compromisso em proporcionar uma educação de qualidade”, finaliza o prefeito de São Cristóvão. 

 

 

Secretário da Infraestrutura, Júlio Júnior, também estava presente na reunião 

 

 

Fotos: Heitor Xavier