Semed aplica avaliação formativa para medir aprendizado de alunos nas escolas municipais

06/06/2023 - 12:20 Atualizado há 5 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizou na última sexta-feira (02) a aplicação da avaliação formativa destinada aos alunos do nono ano das escolas municipais. A aplicação das provas ocorreu do dia 31 de maio ao dia 2 de junho, especificamente para as disciplinas de português e matemática, com o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes ao longo do semestre. Os resultados serão utilizados para traçar um plano de ação visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

 

 

Segundo a coordenadora pedagógica Rubiane Ramos, estas provas objetivas acontecem duas vezes ao ano e desempenham um papel fundamental no acompanhamento do progresso dos estudantes. Ela ressalta a importância de identificar as dificuldades e necessidades individuais de cada aluno, a fim de proporcionar um ensino mais personalizado e eficiente. 

 

Rubiane Ramos, coordenadora pedagógica

 

“A avaliação formativa é um instrumento utilizado para que possamos averiguar como estão as habilidades dessas crianças, ou seja, se eles aprenderam aquilo que foi passado e previsto na grade curricular, especificamente em português e matemática. Então, é um instrumento de verificação para que com os resultados possamos alinhar as diretrizes e criar estratégias para solucionar as dificuldades", explicou a coordenadora. 

 

 

Para Deise Barroso, secretária da Semed, quando foi implantado o Programa Educa Mais São Cristóvão, ele veio com avaliações diagnósticas que auxiliam no diagnóstico do aprendizado e direcionam as equipes para uma intervenção mais eficaz.  “A avaliação diagnóstica é para saber o nível de aprendizagem e a partir disso realizamos intervenções. Então, não é só avaliar, mas consolidar os resultados e intervir naquilo que o aluno precisa aprender ou identificar a sua evolução. Em suma, são avaliações muito importantes porque conseguimos  entender como está sendo o trabalho em sala de aula”, destacou a secretária.  

 

Deise Barroso, secretária da Semed

 

Fotos: Dani Santos