Semas realiza Fórum de Eleição do Conselho do Idoso para o preenchimento de vagas da sociedade civil

12/12/2023 - 17:53 Atualizado há 2 dias



 

Na manhã desta terça-feira (12) aconteceu o Fórum de Eleição do Conselho Municipal de Direitos e Proteção do Idoso (CMDPI). A iniciativa é da Prefeitura de São Cristóvão por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e teve como objetivo preencher 10 vagas destinadas à sociedade civil. Essa ação reforça o compromisso da administração municipal com a proteção e defesa dos direitos de grupos em situação de vulnerabilidade. 

 

A eleição é para o biênio 2023-2025, o preenchimento será para 5 titulares e 5 suplentes. Segundo a atual presidente do CMDPI, Gilzanira Bastos, o conselho se trata de um colegiado muito importante para a proteção, cuidado e atenção à pessoa idosa no município de São Cristóvão. Acrescenta ainda que a reunião de hoje teve a finalidade de mobilizar, motivar e incentivar a participação da sociedade garantindo a continuidade do trabalho essencial desenvolvido pelo conselho. 

 

 

Gilzanira Bastos, atual presidente do CMDPI

 

 

 

“Desenvolvemos algumas atividades de suma importância que dizem respeito muito a proteção mesmo, a exemplo do recebimento de denúncias, seja por demanda espontânea ou advinda da justiça, no caso do Ministério Público. A partir disso, fazemos encaminhamentos para outras organizações que possam estar resolvendo e atendendo essas demandas, mas, sempre estaremos presentes de alguma forma, fiscalizando o andamento de toda situação, até a sua resolução”, compartilha a presidente do conselho. 

 

 

 

 

Além da proteção e cuidado, o conselho está presente em momentos de entretenimento e lazer, presenciando momentos de evolução daquela pessoa idosa. Afinal, o desenvolvimento lúdico na vida do idoso desempenha um papel importante para a promoção do bem-estar e qualidade de vida. “A gente faz visitas institucionais para verificar como estão sendo ofertados os serviços para as pessoas idosas, se estão realizando atividades lúdicas, se eles estão sendo bem tratados e, se está sendo garantido o seu direito de cidadão idoso”, complementa Gilzanira. 

 

 

 

 

E por se tratar de bem-estar e vontade de fazer mudança, o momento teve a participação do artista e membro da coordenação de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ewertton Nunes, promovendo um momento de descontração e alegria, passando uma mensagem de motivação, empatia e busca pelos sonhos. 

 

 

Ewertton Nunes no centro da sala 

 

 

 

 

 

Risonete Fonseca, é representante do grupo Amigos da Melhor Idade (AMI), e afirma que participar do conselho é ter poder de voz, e quando se tem isso, é possível fazer mudanças. “Trabalho com idosos há mais de 16 anos, sou de Aracaju, mas recebi título de cidadã sancristovense e acho muito importante qualquer coisa que é feito em relação ao idosos, pois é uma classe que ainda precisa de todos os cuidados em todos os aspectos e quando se consegue fazer um conselho com esse objetivo, o ganho é para toda a comunidade”. 

 

 

Risonete Fonseca, representante do grupo Amigos da Melhor Idade (AMI)

 

 

Resultado da Eleição 

 

1- Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Kátia Marlete dos Santos como titular e Jivanete Correia de Azevedo como suplente;

 

2- Amigos da Melhor Idade (AMI) - João Silva como titular e Risonete Fonseca como suplente;

 

3- Lar Isaías Gileno - Maria Gilda como titular e Anecirema Correia como suplente;

 

4- Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Maria de Fátima como titular e Maria do Carmo como suplente;

 

5- Ecovida - Núbia Silva como titular e Gilvânia de Souza como suplente. 








Fotos: Heitor Xavier