Semas realiza Baile Intergeracional com usuários do Serviço de Convivência

27/02/2024 - 20:34 Atualizado há 3 dias



 

Com o objetivo de promover a socialização e viabilizar momentos de interação para o público assistido pelo Serviço de Convivência e Formação de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Gilson Prado e São Cristóvão, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu nesta segunda-feira (26) o Baile Carnavalesco Intergeracional. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs), no bairro Rosa Elze.

 

O evento contou com cerca de 100 pessoas e, segundo Gildenes Cândida, gerente do Cras GIlson Prado, foi promovido como uma ressaca carnavalesca para os usuários que não conseguiram participar do bloquinho realizado durante o Carnaval. 

 

“A nossa ideia foi realizar o evento aqui no Rosa Elze para atender ao público que não pôde comparecer ao bloquinho carnavalesco, por conta de algum tipo de dificuldade. Para facilitar o deslocamento das pessoas, foi disponibilizado transporte, tanto para os moradores da sede do município, quanto para quem mora aqui no território do Grande Rosa Elze”, pontuou Gildenes. 

 

 

Gildenes Cândida, gerente do Cras GIlson Prado

 

A secretária de assistência social, Lucianne Rocha, destaca que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem como principal objetivo promover a vinculação familiar e comunitária das famílias que fazem parte do território. “Trabalha com grupos intergeracionais, promovendo atividades que desenvolvem habilidades artísticas, manuais e de socioeducação. Ações de acesso ao lazer, cultura, diversidade e pertencimento”, ressaltou Lucianne. 

 

 

Lucianne Rocha, secretária de assistência social

 

 

Já o prefeito Marcos Santana celebrou os benefícios que as atividades promovidas pelo SCFV podem gerar para os usuários.

 

“Esses espaços de convivência que a Semas propicia para o público são fundamentais. E nos orgulha saber que nós podemos contribuir para gerar momentos de bem estar à população de nossa querida cidade, por isso, não podia deixar de estar aqui, celebrando junto à vocês”, concluiu o gestor. 




Prefeito Marcos Santana junto à secretária de assistência social

 

 

 

 

Entre os usuários do SCFV que estiveram no evento, Helena Santos, que mora do Eduardo Gomes, descreveu com alegria a experiência vivida no Cras Gilson Prado: “Desenvolvemos atividades de dança lá no Cras, graças aos excelentes professores, que nos auxiliam com muita atenção. E hoje tivemos a oportunidade de vivenciar esse ótimo dia para se divertir e guardar na memória”, pontuou. 

 

 

Helena Santos, usuária do SCFV

 

 

Maria Helena de Menezes também mora no Eduardo Gomes. Ela garante que se sente na melhor fase de sua vida e as atividades que desenvolve no SCFV são fundamentais para isso: “Eu tenho 72 anos e nunca me senti tão bem. Porque, quando era criança, não tive tempo de brincar. Agora, quero aproveitar. E, por esse motivo, o Cras ajuda muito. Eu já participo há 20 anos de momentos de brincadeira, alegria e muitas risadas”, contou Maria Helena. 

 

Maria Helena de Menezes, usuária do SCFV

 

 

Já Maria da Conceição Santos, que mora no bairro  Rosa Maria destaca que é no Cras que ela consegue realizar atividades que fazem falta no dia-a-dia, como dançar em um evento como o Baile Intergeracional. “Eu adoro o Cras. Amo me sentir à vontade para desenvolver atividades que não faço em casa e que alegria de estar aqui, prolongando o nosso Carnaval e aproveitando”, contou. 

 

 

Maria da Conceição Santos, usuária do SCFV

 

 

 

Fotos: Dani Santos.