Segurança e Educação: Polícia Militar vem realizando rondas pelas escolas de São Cristóvão

25/04/2023 - 14:57 Atualizado há 1 hora

No último dia 11 aconteceu uma reunião entre a secretária Municipal de Educação (Semed), Deise Barroso, com o tenente-coronel da 1ª CIPM, Augusto César, para abordar a segurança na comunidade escolar em decorrência dos últimos acontecimentos que ocorreram no Brasil. E, a partir do que foi definido neste encontro, com o intuito de garantir a tranquilidade de alunos e familiares, uma das ações colocadas em prática foi a ronda policial, que já está acontecendo por todas as escolas diariamente.

Além da parceria com as forças militares, Deise Barros afirma que as escolas estão com suas próprias medidas protetivas, com reforços a mais para a tranquilidade dos membros da escola e dos pais dos alunos. “A gente tem uma programação letiva que inclui funcionários pedagógicos, pais, alunos, todos da comunidade acadêmica para discutirmos assuntos diversos e, pelo momento, incluímos sempre violência e bullying. Acreditamos muito na força do amor, na força do bem, como armas transformadoras de uma sociedade”.

Deise Barroso, secretária Municipal de Educação (Semed)

A frequência dos alunos estava sendo comprometida devido ao medo, e esse medo estava se estendendo aos funcionários da direção escolar, assim como aos professores. De acordo com a diretora do EMEF Frei Fernando, Fernanda Machado, a presença da polícia está trazendo conforto e segurança para todos, principalmente aos responsáveis, que estão mais confiantes em levar as crianças à escola. “Os policiais iniciam as rondas cedo, ainda quando os pais estão trazendo os filhos para escola, são receptivos, os tranquiliza, conversam, e isso fortalece a confiança e o vínculo entre familiares e instituição de ensino.”

A diretora acrescenta que adotou outros protocolos de segurança na escola e vem realizando oficinas e palestras sobre assuntos relacionados à violência, não só para os alunos, mas também para os familiares. "Limitamos mais o acesso de pessoas, priorizamos o contato pelo WhatsApp, e em caso de mais urgência solicitamos a presença. Estamos disponíveis em tempo integral para os pais. Além disso, a segurança nos portões está sendo redobrada”, esclarece.

Fernanda Machado ao lado da secretária Deise Barroso

A secretária Deise adiciona que as rondas não estão se resumindo apenas às escolas, o acerto da parceria com o tenente-coronel inclui pontos de transporte escolar, onde muitos alunos em determinados horários ficam concentrados. “Nesses espaços também havia algumas intrigas, brigas, então, os PMs se comprometeram a passar por estes locais e já conseguimos detectar menos brigas. Por isso acredito que essa parceria foi positiva, porque já vemos resultados”.

O Sargento Júlio César, responsável pela equipe que estava no local, informa que o contato com os professores é constante e que isso é de extrema importância nesse momento. “Nosso pedido é que passem para gente tudo que está acontecendo de forma adversa dentro das escolas, e no mais, é contar com a colaboração dos professores, dos pais e da comunidade, que ao verificar ações estranhas, atos suspeitos, que comunique à Polícia Militar."

Sargento Júlio César

Em caso de emergências detectadas nas escolas, as mesmas possuem o disque pânico, que é um canal de comunicação exclusivo para a gestão escolar. Assim que acionado, as medidas cabíveis serão feitas o mais rápido possível.

Polícia Militar em momento de ronda na EMEF Frei Fernando

Fotos: Heitor Xavier