Secretaria de Saúde realiza prestação de contas da pasta em audiência pública na Câmara Municipal de São Cristóvão

14/12/2022 - 16:38 Atualizado há 2 dias

A secretária de saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, apresentou na noite desta terça-feira (13) na Câmara Legislativa do município o relatório dos 1º e 2º quadrimestres referentes à prestação de contas da pasta. O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde (PAS) e detalha entre outras informações, os investimentos realizados no município.

“Sabemos desse compromisso e o objetivo é que a gente preste contas tanto do que a secretaria de saúde vem proporcionando e realizando referente às ações e serviços que executamos, como em relação às questões financeiras. Cumprimos o nosso papel, levamos uma apresentação objetiva com dados de atendimento, de investimento em saúde, o que foi muito positivo”, afirmou Fernanda Santana, secretária de saúde de São Cristóvão.

A secretária explica ainda que o município tem o compromisso de investir 15% de sua receita em saúde, e no 1º e 2º quadrimestre esse investimento foi ampliado, ultrapassando esse percentual. “Fizemos um investimento de mais de 21%, um valor bem acima do que é considerado como obrigatório e isso mostra que a pessoa do prefeito Marcos Santana entende que não se faz saúde pública de qualidade apenas com o terço obrigatório”, acrescenta a secretária.

Segundo Carolina Anunciação, Diretora de Planejamento e Gestão do SUS, esse instrumento garante transparência a todo processo de execução das ações anteriormente planejadas no Plano Municipal de Saúde (2022/2025) e na Programação Anual de Saúde - 2022.

“A nossa Secretária de Saúde Fernanda Santana, cumpre com essa obrigação de apresentar de forma clara e detalhada na Câmara de Vereadores, trazendo informações sobre o montante e fonte dos recursos aplicados no período, oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, vinculando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação”, explica a diretora.

Para ela o processo de planejamento na Secretaria municipal de saúde de São Cristovão configura como um relevante mecanismo de gestão. “A atual gestão vêm se empenhando continuamente em planejar, monitorar e avaliar as ações e serviços de saúde e tais esforços têm contribuído, certamente, para os importantes avanços registrados pelo SUS São Cristovão”, complementa a diretora.

Fotos: Inácio Prado