Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza oficina de escuta com agentes de combate às endemias 

15/03/2023 - 15:06 Atualizado há 1 hora



Na manhã desta terça-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão (SMS) reuniu agentes de combate às endemias para apresentar a equipe de supervisão e ouvir as principais demandas da classe sobre o atendimento à população. Foi abordada pela SMS a temática do matriciamento, inserindo os agentes presentes às equipes de Saúde da Família. O principal objetivo da ocasião foi aliar os profissionais das duas áreas para atuar em conjunto na melhoria da saúde da população geral do município. 

 

Além disso, foi exposta e discutida a nota técnica sobre arboviroses, disparada anteriormente para todas as unidades de saúde, em busca da ampliação à atenção voltada para o controle da Dengue, Zika e Chikungunya. O coordenador de Vigilância Ambiental e Saúde da SMS, John Gustavo Lima, explica que “a dengue e outras arboviroses são doenças endêmicas no nosso município, então é esperado que essa integração com os agentes comunitários traga avanços na diminuição da incidência de tais doenças. Quando eles trabalham em conjunto para auxiliar a população, levam melhorias, prevenção e promoção de saúde para todos os agravos que a gente trabalha”.

 

As arboviroses são doenças virais causadas principalmente por mosquitos, sendo as mais recorrentes em ambientes urbanos Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em períodos de chuva, em geral no inverno, é comum ocorrer uma alta no índice de infecções. Contudo, as ações dos agentes seguem uma agenda anual de cuidado e prevenção.

 

Nelson Filho, supervisor dos programas de combate à dengue, leishmaniose e esquistossomose, afirma que a reunião foi um momento importante para compreender as principais dificuldades de todos os agentes de combate às endemias. “Isso é preciso para melhorar a cada dia a qualidade da prestação dos serviços que ofertamos à população de São Cristóvão, então foi um momento mais de escuta”, ressalta.

 

 

Nelson Filho e John Gustavo Lima

 

Combatendo as endemias há mais de 12 anos, o agente Vanderlei Reis teve orgulho de destacar o carinho e o gostar pela prática de seu trabalho, pois sabe que pode salvar vidas, e pediu a compreensão dos gestores para que os agentes de saúde desenvolvam o seu papel com o máximo de eficácia. “O compromisso que temos na nossa função é de salvar vidas de toda comunidade e toda cidade de São Cristóvão. O trabalho é eficiente e a cada dia passamos informações para moradores da cidade, pois assim sabemos quem está tendo cuidado e, com os moradores sendo orientados, evita-se muito mais essas doenças”, reforça.

 

Vanderlei Reis, agente de endemias

 

A partir da escuta e orientação, os próximos passos da equipe de coordenação e supervisão serão encaminhar as demandas reconhecidas para o Poder Executivo e galgar um resultado para garantir a melhoria contínua do serviço dos agentes no dia a dia da comunidade.



Fotos: Clara Dias