Secretaria de Educação promove mais uma formação para professores buscando elevar a qualidade do ensino na rede municipal

16/08/2023 - 16:54 Atualizado há 8 horas



 

Em uma busca constante por uma educação de excelência na cidade de São Cristóvão, a Secretaria de Educação da cidade não mede esforços para investir na capacitação contínua de seus educadores. Com esse objetivo, esta semana está acontecendo a quinta formação para professores do 1º ao 5º ano, com foco especial na manhã desta quarta-feira (16) para os professores do 3º ano. A temática central do encontro gira em torno das áreas do conhecimento de Português e Matemática . 

 

A iniciativa reforça o compromisso que a Prefeitura de São Cristóvão em proporcionar um ensino de qualidade que esteja com as melhores práticas pedagógicas e as tendências educacionais mais recentes. Através dessas formações regulares, os educadores municipais são empoderados com novas estratégias de ensino, metodologias inovadoras e uma compreensão mais profunda dos conteúdos que ministram. 

 

A formadora do 3º ano, Daniela Melo, afirma que essas formações  promovem momentos de partilha de vivência em sala de aula, troca de conhecimentos que podem agregar não só os alunos, mas nós que somos formadores também. “Estamos na quinta formação, e ela está sendo focada na produção de textos. Trabalhamos a produção textual e na matemática estamos trabalhando geometria e avaliando o resultado das formativas dos alunos do 3º, observando a fluência da leitura”. 

 

 

Daniela Melo, formadora do 3º

 

 

 

Corpo docente 

 

A qualidade do corpo docente é o passo mais importante para o progresso educacional. Ao investir na formação contínua dos professores, a rede municipal de ensino da Cidade Mãe está assegurando que os educadores estejam sempre atualizados, entusiasmados e prontos para enfrentar os desafios do ambiente educacional em constante evolução. 

 

 

 

 

Segundo Silvânia Santana, professora da EMEF Maria José Pinto Fontes, a formação para esses professores é imprescindível para que a educação avance cada vez mais. “É um troca de conhecimento o tempo inteiro e a formadora tem esse papel de fazer esse intermédio com a gente, para que possamos alinhar dentro do que o município propõe para cada um de nós”.

 

 

Silvânia Santana, professora da EMEF Maria José Pinto Fontes

 

 

Do mesmo modo, Joseane Bispo, professora da EMEF Professora Izidoria Mendes Cruz, partilha que com essa formação, aprende-se práticas novas que melhoram, com o tempo, o rendimento da turma. “Tem muitas técnicas de aprendizagem, como de leitura que aprendi aqui na formação, que direciono para os meus alunos e a gente vê no dia a dia que o método está funcionando. Portanto, essas formações são importantes para o professor, pois ele está se reinventando”. 

 

 

Joseane Bispo, professora da EMEF Professora Izidoria Mendes Cruz





Fotos: Heitor Xavier