Saúde integral dos homens é tema de ação realizada pela prefeitura de São Cristóvão na praça do Rosa Elze

18/11/2022 - 18:17 Atualizado há 9 horas

A prefeitura de São Cristóvão iniciou as atividades voltadas à saúde integral do homem nesta quinta (17) com uma ação na praça do Rosa Elze. A ação foi realizada durante a tarde na área de circulação da feira livre, e adentrou a noite promovendo a orientação da população e oferecendo entrega de preservativos e cartilha educativa, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, peso e altura, vacinação, e escuta e avaliação odontológica para todos os homens em geral.

“Sempre convidamos os pacientes para a unidade de saúde mas este é um grupo muito difícil. Então criamos a estratégia de vir até a feira para tentar atingir nosso objetivo que é ofertar exames, testes, vacinas e outras para abranger essa população masculina”, explica Adriana Fraga, enfermeira da UBS Massoud Jalali.

Novembro é um mês de conscientização sobre a saúde da população masculina, principalmente em relação à importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata, mas segundo a enfermeira, ainda há um tabu sobre o exame. “O homem tem aquela cultura que não pode ser manipulado, mas o importante é se cuidar, procurar o sistema de saúde para realizar seus exames de rotina. Prevenir é sempre o melhor”, complementa ela.

Para Simone Melo, gerente da UBS Massoud jalali, a ação foi realizada em praça pública para atingir um público maior de homens. “Essa ação foi na praça do Rosa Elze no dia da feira para que pudéssemos atingir um público maior, tendo em vista a dificuldade dos homens buscarem os serviços de saúde. Ressalto que estamos dando continuidade as ações mensais  no território de cada equipe, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, afirma a gerente.

Além dos profissionais de saúde do município, estiveram presentes também os estudantes de medicina da UFS atuando na orientação da população.  “Nossa atividade é basicamente promoção em saúde, já que não podemos prescrever, fazemos uma conscientização e uma educação em saúde conversando com as pessoas principalmente com nosso público alvo que são os homens com mais de 40 anos especificamente para o novembro azul. Mas abordamos também os jovens, que recebem preservativos, e com os quais conversamos sobre saúde sexual”, explica Isabela Machado, estudante de medicina da UFS (estagiária da UBS Massoud Jalali).

Ciro Alencar e Isabela Machado, estudantes medicina da UFS (estagiários da UBS Massoud Jalali)

Ela também relata que os homens em geral procuram menos a Unidade de Saúde, por isso é tão importante a busca ativa nesse tipo de público. “É importante ir atrás dos homens e perguntar se já foram no médico pois eles geralmente vão quando são arrastados pelas mulheres. Toda a saúde do homem, mesmo os problemas mais comuns ou crônicos como hipertensão ou diabetes muitas vezes não são tratados, por isso é bom aproveitar esse mês dedicado aos homens para lembrar que devemos cuidar dessas doenças o ano todo”, conclui Isabela Machado.

Helisson Sousa, morador do Rosa Elze

“A ação foi uma ótima oportunidade, pois não é todo dia que tem esse tipo de atividade, então eu aproveito e agradeço a todos. Sempre vou à unidade de saúde porque acho importante ir e me cuidar”, disse Helisson Sousa, morador do Rosa Elze.

A secretaria de saúde lembra que todos os serviços que estão sendo disponibilizados nas ações do novembro azul são ofertados diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, em sistema porta aberta. Ou seja, para realizar a consulta, testes rápidos para detecção de sífilis, HIV, hepatite B e C, vacinação, aferição de pressão, glicemia, entre outros, basta ir à unidade mais próxima no horário de funcionamento da unidade, sem necessidade de encaminhamento.

Confira a Programação Novembro Azul prevista para os próximos dias:

UBS SINVAL JOSÉ DE OLIVEIRA

24/11 às 8h (Manhã e tarde)

Palestra;

Solicitação de exames;

Vacinação;

Saúde bucal (consulta)

UBS JAIRO TEXEIRA

24/11 às 8h Manhã e tarde

Palestra;

Avaliação antropométrica;

Consulta médica;

Saúde Bucal (consulta); Vacinação;

Sorteio de brindes e momento musical.

UBS IRÔNIA MARIA

29/11 às 8h (Manhã e tarde)

Palestra de saúde bucal;

Atendimento pela equipe de saúde