São Cristóvão se mantém ativa na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/2021 - 14:16 Atualizado há 10 horas

Diariamente, a Prefeitura de São Cristóvão encabeça ações de combate a todo tipo de violência que atinja crianças e adolescentes sancristovenses, seja através de ações das secretarias de Assistência Social e do Trabalho (Semast), da Educação (Semed) e ou da Saúde (SMS). Nesta terça-feira, 18 de maio é celebrado no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e para marcar a data uma série de ações estão sendo desenvolvidas dentro do município ao longo desta semana.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Cristóvão, Beatriz Albuquerque, este ano, por conta da pandemia, as ações alusivas à data foram modificadas para que as crianças e adolescentes do ensino municipal fossem contemplados mesmo que de casa, através de celulares ou computadores. “Através de nossa equipe técnica produzimos conteúdos direcionado às crianças e adolescentes de nossa cidade. Trata-se de um material informativo e lúdico, que foi repassado para a equipe da Semed e assim distribuído entre os professores, que estão neste momento trabalhando de forma virtual em suas casas.”, informou Beatriz.

Beatriz Albuquerque

Através de vídeos explicativos, do livro infantil “Não me toca seu boboca” e ferramenta como o tik tok (que tem grande apelo com a juventude), a equipe do CREAS se mobilizou para que o conteúdo repassado à criançada fosse de fácil acesso e aprendizado. “Produzimos conteúdos para a semana inteira, sempre prezando pela reflexão e alerta, enfatizando que ao perceber determinadas atitudes dos adultos, a criança e o adolescente conte para alguém da família o que está acontecendo, por exemplo”, pontuou a coordenadora do CREAS.

De acordo com a diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, Deise Barroso, a parceria Semast e Educação certamente terá como resultado o alcance almejado. “Estamos através de nossas aulas virtuais dentro das casas de nossos alunos esta semana inteira conversando sobre essa temática. Assim, o acesso de crianças e adolescentes a esse material produzido para a campanha do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, surte um efeito imediato, e temos como parceiros também os pais e responsáveis por nosso alunos. Independente da pandemia, e respeitando a faixa etária de cada criança, esse assunto não pode ser silenciado, nem ficar em segundo plano, mas sim devemos discutir em nossas casas, sempre alertando a criançada. A Secretaria de Educação se somou à ação da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho para que juntos possamos alcançar ainda mais crianças e jovens do município”, enfatizou Deise.

Deise Barroso

Livro virtual

Saúde

Além da Semed, a Semast também estreitou nos últimos dias a relação com as equipe das Unidades Básicas de Saúde do município para fortalecer as ações do 18 de maio. Através da entrega de material gráfico, para ser usado em ações de conscientização dentro das unidades de saúde, as técnicas do CREAS passaram para cumprimentar e pedir que as equipe de saúde se juntem em prol da campanha. O resultado foi uma adesão unânime por parte dos profissionais da saúde, que abriram suas unidades para combater casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Equipes da Saúde se somam à campanha

Programação de 17 a 21/05/2021 (parceria com a SEMED)

• 17/05/2021 – Cards e leitura do livro: “Não me toca, seu boboca!”

• 18/05/2021 – Vídeo: 18 de maio.

• 19/05/2021 – Vídeo: Carinho (Assistente Social Daniele).

• 20/05/2021 – TikTok: Creas (Educadora Social Teresa).

• 21/05/2021 – Culminância da ação com solicitação de ilustrações.

Fotos: Dani Santos/Diretoria de Comunicação de São Cristóvão/arquivo CREAS