São Cristóvão elege representantes para o Conselho Tutelar

02/10/2023 - 15:29 Atualizado há 22 horas



Neste domingo (01), moradores de São Cristóvão participaram de um ato cívico fundamental para a comunidade: a eleição do Conselho Tutelar. O pleito, que ocorreu em locais de votação estrategicamente distribuídos entre o Centro Histórico, Grande Rosa Elze e Povoados, teve como objetivo eleger os novos representantes que zelarão pelos direitos das crianças e adolescentes dessas localidades, pelos próximos quatro anos. 

 

 

A conselheira do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ceiça Galindo, destacou a importância desse processo para a proteção das crianças e adolescentes da região. “O Conselho Tutelar desempenha um papel vital na sociedade, atuando na prevenção e no combate a situações de violência, negligência e abuso contra crianças e adolescentes. Logo, os conselheiros tutelares são agentes fundamentais para garantir que esses direitos sejam respeitados e protegidos. E votar significa validar e legitimar o processo de escolha para estes conselheiros tutelares, que representam a voz das crianças e adolescentes perante as instituições e a comunidade", explicou Ceiça. 

 

Ceiça Galindo, conselheira do CMDCA / foto: Yago Andrade

 

Luzinalva dos Santos, aposentada e moradora do Centro Histórico, enfatizou que sair para  votar em um conselheiro tutelar é mais do que um ato cívico, “é uma declaração de amor e compromisso com o futuro de nossas crianças. É assegurar que elas tenham um futuro melhor, livre de qualquer forma de violência. É um ato de responsabilidade com as gerações que virão após nós, e não podemos deixar essa missão para depois. Cada voto é uma garantia de que estamos cuidando do nosso amanhã, e eu estou orgulhosa de fazer parte desse processo”, disse. 

 

Luzinalva dos Santos, aposentada

 

Everton Santos, auxiliar de produção, enfatizou que é dever do cidadão escolher os representantes que vão lutar pelos direitos das crianças e adolescentes. "Não podemos deixar de lado o peso da nossa responsabilidade como cidadãos. É nossa tarefa selecionar aqueles que demonstram compromisso em lutar por um ambiente seguro e justo para os jovens. É uma chance de moldarmos um amanhã melhor, e eu estou aqui para garantir que minhas escolhas reflitam essa esperança e responsabilidade", destacou.

 

Everton Santos, auxiliar de produção

 

Mãe de três crianças, Danusia Antônia dos Santos, marisqueira, enfatizou que cada voto é de extrema importância. “Precisamos eleger conselheiros comprometidos com o bem-estar das nossas crianças. Esses pequenos são o futuro da nossa cidade, e a escolha dos conselheiros influenciará diretamente na qualidade desse futuro. É uma tarefa importante, e eu estou aqui para dar meu voto a quem realmente merece essa confiança”, afirmou.

 

Danusia Antônia dos Santos, marisqueira

 

Confira o resultado:

 

I Distrito

 

Márcia Castor Rodrigues          487

Katiucia Menezes Ramos         447

Douglas Santos Santana          430

Mateus dos Santos                   333

Karine Santos Nascimento       318

 

 

II Distrito

 

Rosely Melo Matos de Novais    586

Michael Andrey Cruz                  320

Rosana Vieira Moura Andrade   302

Joelma Santos Gonçalves         284

Anderson Vieira dos Santos      139

 

Fotos: Heitor Xavier