São Cristóvão dá início ao Carnaval dos Carnavais com muita animação nos bloquinhos da SMS e da SEMAS

10/02/2024 - 17:36 Atualizado há 4 horas



Nesta sexta-feira (09), a Cidade Mãe de Sergipe iniciou o Carnaval dos Carnavais com bloquinhos de rua das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, levando trabalhadores, usuários e foliões às ruas para confraternizar com muita dança e alegria, sem deixar de lado a conscientização.

 

 

Unindo-se aos foliões, o prefeito Marcos Santana afirma que é sempre um momento de muita alegria e satisfação, a gente poder se disponibilizar quatro dias de alegria para o público. “Além disso, é uma forma de criar condição para que as pessoas possam comercializar produtos, ou seja, a gente cria as condições para pessoas brincarem e também para gerar trabalho. Isso é importante para a cidade”, destaca o prefeito.

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

 

Bloco da Saúde  

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão reuniu gestores, trabalhadores e usuários da saúde para aproveitar a banda de sopro e a folia de carnaval pelas ruas do Centro Histórico da cidade. No entanto, a comemoração não deixou de lado a educação em saúde, que contou com distribuição de panfletos e preservativos, além da presença do Camisildo, carro com forma de camisinha que promove campanhas de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

 

Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão, relembra que em todos os anos, desde 2017, o Bloco da Saúde reforça a mensagem da prevenção, com o compromisso de dialogar com a comunidade mesmo nos momentos de diversão.

 

“Apresentamos também o que a saúde de São Cristóvão vem fazendo, vem ofertando. Mostramos à população que é um momento de confraternizar e de brincar, mas é um momento também falar sobre saúde, dizer que São Cristóvão tem saúde de qualidade e que precisamos cuidar da prevenção, oferecendo informação e compartilhando os serviços ofertados”, destaca a secretária.

 

Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão

 

A coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Alícia Lisboa, ressalta que fazer ações educativas nesse momento é essencial, uma vez que o período de carnaval é suscetível ao aumento de diversas doenças.

 

“No carnaval, podemos brincar e se divertir, mas também se divertir de forma consciente. No nosso carnaval, fazemos atividades de educação em saúde também, distribuindo panfletos, distribuindo preservativos e nos juntando com toda a nossa população para levar a importância de um carnaval consciente”, pontua a coordenadora.

 

Alícia Lisboa, coordenadora da Estratégia Saúde da Família

 

Responsável pela logística do Camisildo, Robson Nascimento realça que a prevenção e o uso da camisinha são essenciais para aproveitar as festas de carnaval. “Na festa carnavalesca, muita gente se envolve e esquece da proteção, mas a prevenção é a melhor coisa”, afirma.

 

Robson Nascimento, responsável pela logística do Camisildo

 

Entre os usuários dos serviços de saúde, aqueles que compõem os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) do município levantaram a bandeira da saúde mental com a faixa “Mais CAPS, menos Cápsulas”, lembrando que os cuidados com a saúde mental não se resumem ao uso de medicamentos, mas a um conjunto de práticas.

 

 

Lucimar Santos de Oliveira, usuária do CAPS, participou pela primeira vez do Bloco da Saúde e estava animada para aproveitar com seus amigos: “É muito importante para mim estar aqui. Muito bom prestigiar eventos como esse. Precisamos dessa presença da Secretaria da Saúde”.

 

Lucimar Santos de Oliveira, usuária do CAPS

 

Bloco da Assistência 

 

O bloco da Assistência Social também encheu as ruas do centro de São Cristóvão de animação, juntando a gestão, os profissionais e os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) numa só festa. A secretaria também aproveitou a ocasião para enfatizar a luta contra o trabalho infantil.

 

A secretária de Assistência Social, Lucienne Rocha, conta que em todo carnaval a SEMAS aproveita para levar o bloco às ruas com o incentivo à discussão de enfrentamento ao trabalho infantil.

 

“Como carnaval é um tempo de festividade, de alegria, de socializar, todo o pessoal que faz parte dos nossos serviços, que tem como objetivo o fortalecimento comunitário, de vínculos, sai na avenida para fortalecer o vínculo com a cidade, o vínculo comunitário e aproveitar e passar a mensagem para sociedade que é a importância do enfrentamento ao trabalho infantil”, ressalta Lucienne.

 

Lucienne Rocha, secretária de Assistência Social

 

Maria das Dores, conhecida como pipoquinha, está há 10 anos frequentando o CRAS e não hesitou em levar o Bloco das Sapecas para o Bloco da SEMAS. Para ela, é uma grande satisfação participar da festa.

 

“Eu vim com a minha bela peruca para acompanhar o bloco. Estou amando. Cheguei agora para o carnaval aqui em São Cristóvão. Eu moro no Rosa Elze e estou muito feliz em participar aqui”, anima-se Pipoquinha. 

 

Maria das Dores, Pipoquinha, usuária do CRAS

 

 

Próximas atrações

 

Os festejos de carnaval continuam com força em São Cristóvão nos próximos dias. Confira a programação completa a seguir.

 

 

 

🎭Sede de São Cristóvão 

09/02 às 15h - SEMAS E SMS (Pça. da Matriz)
10/02 às 16h30 - Bloco João Bebe Todas (Centro Histórico)
10/02 às 19h - Bloquinho Planet Burguer (Praça da Matriz)
11/02 às 13h - Bloco Morde Fronha (Centro Histórico)
11/02 às 15h - Bloco Fundico (Pov. Tinharé)
11/02 às 15h - Carnaval dos Carnavais (Bica dos Pintos)
11/02 às 16h - Bloco Lasketas (Centro Histórico)
11 e 12/02 13h - Bloquinho dos Amigos (Pov. Pedreiras)
12/02 às 14h - Bloco Sohdanois (Alto da Divineia)
12/02 às 16h - Bloco Tá com Sede (Apicum)
12/02 às 16h30 - Bloco Zé Folia (Centro Histórico)
12/02 às 17h - Bloco das Chiquinhas (Praça da Bandeira)
12/02 às 17h30 - Bloco da Porta (Centro Histórico)
13/02 às 9h - 6º Bloco Zé Pereira (Pov. Cabrita)
13/02 às 11h - Bloco Junto e Misturado (Pov. Colônia Miranda)
13/02 às 12h - Bloco das Piranhas (Praça do Apicum)
13/02 às 15h - Carnaval dos Carnavais (Bica dos Pintos)
18/02 às 14h - ll Bloco da Madá (Ilha Grande)

 

🎭Eduardo Gomes

11/02 às 09h - Bloco do Borreia
11/02 às 14h - Bloco Fervorando
13/02 às 10h - Bloco Enchendo e Derramando
13/02 às 10h - Bloco Flapaixão

 

🎭Rosa Elze

13/02 às 13h - Bloco das Poderosas
18/02 às 10h - Todo dia eu bebo

 

🎭Tijuquinha

11/02 às 10h - Bloco da Alegria
12/02 às 10h - Bloco da ACT “Juntos somos mais fortes”

 

🎭Pov. Cantinho do Céu

11/02 às 09h - Bloco Cantinho Fest

 

Fotos: Dani Santos e Clara Dias