São Cristóvão Conectada: escolas municipais passarão a utilizar Diário Eletrônico de Classe

22/01/2024 - 18:01 Atualizado há 4 horas



Após realizar a implantação do sistema de reconhecimento facial para controlar a frequência escolar dos alunos, a Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), segue investindo na modernização da Rede Municipal de Ensino. Para o ano de 2024, a grande novidade é a implantação do Diário de Classe Eletrônico. 



O Diário de Classe Eletrônico é o documento oficial de registro das atividades docentes relacionadas ao currículo, desempenho e frequência dos estudantes, quadro de horários e calendário letivo. Assim como o sistema de reconhecimento facial, o Diário de Classe é uma ferramenta vinculada ao Sistema de Gestão Escolar Ponto ID. A novidade foi apresentada pela secretária de educação, Deise Barroso ao prefeito Marcos Santana na última sexta-feira (19). 



A iniciativa permite fazer a chamada, registrar as aulas dadas, acessar prontuários do aluno, preencher registros avaliativos, dentre outras funcionalidades pedagógicas e administrativas que irão contribuir para que os professores possam simplificar as ações cotidianas e assim tenham uma maior dedicação ao fazer pedagógico. Além destas vantagens, o Diário Eletrônico de Classe possibilitará também a redução de custos com materiais impressos. 



“O sistema do Ponto ID foi implantado o ano passado para o reconhecimento facial das crianças, para que a gente pudesse fazer um controle de chegada, de saída dos estudantes, em comunicação com os pais, porque o próprio sistema manda um SMS para os pais. Este ano, para modernizar ainda mais a Rede de Ensino, a gente optou por utilizar uma nova funcionalidade que o sistema possui. Os professores receberão agora o diário de classe totalmente informatizado, que para ele é mais vantajoso no sentido de diminuir o tempo de chamada, da escrita do planejamento e com isso ele ganha mais tempo para produzir mais com os alunos. Então, para a gente é um avanço, mais uma inovação que trazemos para São Cristóvão”, destacou a secretária da Educação, Deise Barroso. 


Secretária da Educação, Deise Barroso

 

Segundo Deise, a ideia é que todos os professores estejam familiarizados com a plataforma quando o ano letivo iniciar, o que ocorre já no próximo mês, e para isso serão feitas capacitações com os educadores. Porém, caso ainda haja dificuldades de adaptação a este processo, a Semed disponibilizará profissionais que serão os responsáveis por auxiliar esses professores.



“Na Semana Pedagógica que acontece no final de janeiro teremos um momento específico para abordar esse tema, disponibilizaremos manuais detalhados com as informações da plataforma, e teremos um oficial administrativo em cada unidade de ensino para dar suporte a esses professores para que assim eles possam tirar suas dúvidas e se adaptar mais rápido às novas funcionalidades do Ponto ID”, detalhou a secretária. 

 

Fotos: Inácio Prado e Dani Santos