Saeb: as avaliações iniciam hoje e seguem até a próxima sexta-feira, 10

06/11/2023 - 19:50 Atualizado há 5 horas



 

Nesta segunda-feira (06), a Secretaria Municipal da Educação (Semed) deu início às avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que tem o objetivo de medir o conhecimento dos alunos do 5º e 9º ano, nas áreas de português e matemática. As provas que vão ocorrer até sexta-feira (10), servirão para que os alunos da rede municipal de ensino demonstrem seu aprendizado e habilidades. 

 

A prova do Saeb abrange as disciplinas de português e matemática, que são as bases para obter um largo conhecimento e que são essenciais para adentrar em outras áreas. Dessa maneira, o corpo alunado sancristovense deverá demonstrar habilidades na leitura, escrita e cálculo. 

 

 

Foto: Acervo EMEF Gina Franco 

 

 

Vale ressaltar que a cidade de São Cristóvão vem sendo destaque em anos anteriores com sua evolução na qualidade da educação do município. De acordo com o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), a cidade está na 2ª posição entre os municípios sergipanos em destaque para os anos iniciais, que contemplam do 1º ao 5º ano. Quanto aos anos finais, 9º ano, a colocação alcançou a 4ª posição estadual. 

 

As provas do Saeb avaliam em nível nacional, e São Cristóvão também se posiciona no 4º lugar geral, sendo referência não só em Sergipe, mas nacionalmente também.  Segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, no total são 919 alunos que farão as avaliações nesta semana, dos quais 639 estão no 5º ano e 280 no 9º ano. Para a secretária, o Saeb é uma ferramenta de suma importância para avaliar a qualidade da educação oferecida no país, e para identificar áreas de melhorias. 

 

 

Deise Barroso, secretária da Educação 

 

 

“Nos preparamos muito, estamos muito confiantes, os alunos foram bem preparados; gestores, professores e alunos, se dedicaram bastante para que esse momentos todos estejam bem, confortáveis, e com o conhecimento aguçado. Agora é esperar o resultado e, tenho certeza, que será significativo para o nosso município”.

 

 

Preparação 

 

Os resultados desta avaliação nacional não são apenas um reflexo do desempenho dos alunos, mas, sobretudo, da qualidade do sistema educacional como um todo. A equipe educativa da cidade de São Cristóvão não mede esforços para que a qualidade e a equidade sejam objetivos não só agora, mas durante o ano todo. 

 

 

Professor de matemática, diretora e professor de português da EMEF Gina Franco 

 

 

A diretora da EMEF Gina Franco, Nadja Ivone, reforça o comprometimento de toda equipe acadêmica, especialmente os professores, que durante o ano preparam diversas atividades extras com foco para esta prova, incluindo aulões que foram realizados 2 no Centro Histórico e 2 no grande Rosa Elze, essa divisão foi para alcançar o maior número de alunos possível. Esses momentos foram realizados com atividades lúdicas e divertidas, buscando o entretenimento dos alunos paralelamente ao aprendizado. Além disso, simulados também foram aplicados de forma recorrente. 

 

É um momento de suma importância para nós da EMEF Gina Franco, nós professores, equipe diretiva, e foi sim uma preparação árdua, mas recheada de muita atenção, muito carinho, muita responsabilidade, tanto dos professores como da equipe diretiva. E estamos muito confiantes no bom resultado”, afirma Nadja. 

 

 

Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco 

 

 

Na EMEF Gina Franco, as provas aconteceram nesta segunda-feira, 10, nos períodos da manhã e tarde, com 56 alunos realizando a prova. 



 

Fotos: Heitor Xavier