Profissionais da saúde de São Cristóvão recebem Capacitação do Centro Regional em Saúde do Trabalhador

09/09/2021 - 18:06 Atualizado há 18 horas

São Cristóvão recebeu na manhã de hoje (9) no Museu Histórico de Sergipe os profissionais do Centro Regional em Saúde do trabalhador (Cerest), que realizaram uma capacitação com responsáveis técnicas das Unidades Básicas de Saúde, Coordenação das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas e Apoiadores Institucionais da Atenção Primária em Saúde.

Segundo Daniella Silva Pereira, Coordenação da Educação Permanente em Saúde da SMS. “está capacitação é de extrema importância para aprimorar os conhecimentos relacionados à notificação em saúde do trabalhador de modo a melhorar o desempenho das equipes que atuam na assistência direta a saúde bem como estabelecimento de um fluxo de condutas a serem tomadas em caso de acidentes de trabalho e agravos relacionados às atividades laborais”.

A capacitação é uma demanda ministerial, ou seja, solicitada pelo Ministério da Saúde ao Cerest Regional, que abrange sete municípios, entre eles São Cristóvão. Segundo Marcos Gouveia,Gerente Administrativo do Centro Regional em Saúde do trabalhador (Cerest), a capacitação é fundamental pois ainda há vários acidentes relacionados ao trabalho que estão sendo subnotificados.

“Através de uma portaria, o Ministério da Saúde nos solicita uma capacitação dos profissionais de saúde dos municípios da regional e São Cristóvão é um deles. Nós estamos aqui hoje nos mostrando como referência para o município, com a idéia de capacitar os profissionais, haja visto haver algumas vezes uma entrada de novos profissionais que desconhecem como deve funcionar as notificações”, afirma ele.

Ainda segundo o coordenador a idéia é que essa capacitação seja realizada mensalmente, destinada principalmente à vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e profissionais de saúde que atuam diretamente no atendimento às pessoas.

Fotos: Heitor Xavier