Professora de São Cristóvão participa de avaliação nacional do Ministério da Educação sobre alfabetização de crianças

19/04/2023 - 15:54 Atualizado há 2 horas



 

O Ministério da Educação está realizando esta semana um encontro com vários professores do Brasil. A iniciativa tem como objetivo ouvir os educadores alfabetizadores para avaliar as habilidades e os conhecimentos neste nível de ensino. Ao todo, 341 professores estão participando da iniciativa, indicados por  291 municípios que obtiveram bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um desses municípios reconhecidos pelo seu desempenho educacional foi São Cristóvão, que está sendo representado pela professora Clarissa Maria Bezerra, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Amado. 

 

A educadora, que nasceu e mora em São Cristóvão, obteve destaque pelo seu desempenho na alfabetização das crianças da rede municipal de ensino. Ela ressalta a relevância do evento para a educação: “Sinto-me honrada em estar representando São Cristóvão e todos os meus colegas professores, que vivenciam a realidade da sala de aula. Estar presente em um evento de grande relevância para a educação do nosso país é engrandecedor”. 

 

Os encontros estão ocorrendo em cinco capitais, uma de cada região do país: Belém (PA); Recife (PE); Brasília (DF); São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) e vão durar até o próximo dia 23. Todas as despesas como passagens aéreas e hospedagens dos educadores convidados  estão sendo custeados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

A expectativa do Governo Federal é que a partir da consulta aos educadores e considerando os resultados dos testes de língua portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicados no 2º ano do ensino fundamental, seja possível compreender os conhecimentos e as habilidades de uma criança alfabetizada, para subsidiar, com parâmetros técnicos claros, o planejamento e a execução de uma política nacional de alfabetização.

 

A secretária municipal de educação, Deise Barroso, pontuou a importância de ouvir educadores e representantes dos municípios com bom desempenho educacional para construir um programa de alfabetização que contemple todo o Brasil: 

 

“É muito importante esse tipo de evento. Uma maneira bacana de ouvir alfabetizadores para falar de alfabetização. A professora está tendo a oportunidade de levar para o evento  a experiência dela como educadora e as iniciativas realizadas em nosso município”. 



Foto: Dani Santos.