Prefeitura realiza seminário em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

20/11/2023 - 18:03 Atualizado há 2 dias



Com o propósito de conscientizar os servidores acerca das questões relacionadas à história, identidade e desafios enfrentados pela população negra, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu um Seminário para lembrar o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, que é celebrado no Brasil em 20 de novembro. 

 

 

O evento teve início com uma apresentação artística de jovens do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), seguida pela palestra ministrada pela professora Nelmires Ferreira da Silva, do departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A palestra abordou o tema "Violência e Resistência: uma questão de gênero e raça", destacando a urgência de discutir essas questões e enfatizando que a violência não é apenas um problema individual, mas sim estrutural.

 

 

De acordo com a professora, “estamos nos dezesseis dias de ativismo do mês de novembro, um período em que costumamos enfatizar reflexões que nos possibilitem dialogar tanto com usuários, quanto com servidores, para que todos entendam a importância desse debate no enfrentamento à violência que está institucionalizada e estruturada em nossa sociedade. O estado de Sergipe, sobretudo São Cristóvão, não está distante dessa realidade, da expressão da violência que acomete diversos brasileiros, dentre eles as mulheres negras: pretas e pardas”, explicou. 

 

Nelmires Ferreira da Silva, professora

 

O prefeito Marcos Santana afirmou o compromisso da administração municipal em promover a igualdade e combater todas as formas de discriminação. "Eventos como este são essenciais para ampliar o diálogo sobre questões tão cruciais, não apenas como um espaço de reflexão, mas também como um catalisador para ações futuras que visem combater a violência, promover a resistência e construir uma São Cristóvão mais inclusiva e acolhedora para todos os seus cidadãos”, afirmou. 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

A Secretária da Semas, Lucianne Rocha, reforçou a importância do trabalho conjunto das secretarias municipais na promoção de políticas públicas eficazes. "Já realizamos no município um trabalho de enfrentamento ao racismo, sobretudo institucional. Precisamos formar o trabalhador para que ele seja um agente que enfrenta e combate o racismo, e este é um momento oportuno para abordar estas questões e enaltecer a contribuição da população negra na sociedade brasileira em todas as esferas, seja cultural, social, econômica”, disse Lucianne Rocha.

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas

 

A Secretária da Semas, Lucianne Rocha, ressaltou que, ao abordar a política de assistência, é importante reconhecer que a maioria significativa daqueles que necessitam dessas políticas é composta pela população negra. Diante desse cenário, ela enfatizou a importância de repensar e aprimorar as relações institucionais em todas as esferas que envolvem a interseccionalidade, incluindo questões como o racismo, machismo, lgbtfobia, entre outros. “A intenção é promover uma abordagem mais abrangente e inclusiva, que leve em consideração as diversas formas de discriminação e desigualdade, visando a construção de políticas mais eficazes e justas, para além do que já realizamos”. 

 

Participação dos servidores, gestores e sociedade 

 

A técnica de enfermagem Lúcia Freitas, expressou sua visão sobre o evento, destacando sua relevância na promoção da conscientização sobre o problema do racismo, que continua impactando as oportunidades da comunidade. “As ações promovidas pela Prefeitura são de grande importância, pois estimulam  a criação de espaços mais inclusivos, nos quais a população negra possa participar plenamente, mesmo diante das discriminações ainda existentes. Por isso a importância de eventos como esse seminário, na luta contra o racismo e na busca por uma sociedade mais justa para todos”, pontuou. 

 

Lúcia Freitas, técnica de enfermagem

 

O evento contou com a participação de servidores e gestores das diversas secretarias municipais, evidenciando o comprometimento de toda a administração com a promoção da diversidade, equidade e justiça social.

 

Foto: Inácio Prado

 

Fotos: Heitor Xavier